sexta-feira, 31 de Maio de 2013 06:54h Atualizado em 31 de Maio de 2013 às 07:10h. Carla Mariela

Prefeito de Oliveira recebe homenagem na Câmara Municipal

O título recebido é denominado Cidade Amiga e faz parte das comemorações do aniversário de Divinópolis

O prefeito de Oliveira MG, João da Madalena, o presidente da Câmara Municipal Leonardo Ananias e demais vereadores da cidade de Oliveira, receberam na última terça-feira (28), à noite, pelos parlamentares da Casa Legislativa de Divinópolis o título de “Cidade Amiga”. O título é entregue pelo Poder Legislativo municipal, uma vez que a cidade homenageada participa do desfile cívico do dia 1º de junho e também de outras atividades em comemoração pelo aniversário de Divinópolis.
O objetivo desta homenagem é fortalecer as relações das cidades do Centro Oeste mineiro e reforçar a importância desta região para o estado de Minas Gerais.


De acordo com João da Madalena foi uma grande satisfação ter recebido o convite. Para ele, Divinópolis é uma referência não só na região, mas no estado de Minas Gerais e com certeza Oliveira é parceira de Divinópolis.


O presidente da Câmara de Oliveira disse que primeiramente ele tinha que agradecer o povo divinopolitano por esta homenagem, uma vez que ela só vem materializar o que ele sente por Divinópolis, quanto à amizade, à proximidade, ao companheirismo. “Sinto muito envaidecido principalmente porque sabemos da importância de Divinópolis e de Oliveira no contexto de Minas Gerais e de todo o Brasil”, afirmou.


O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) ressaltou que decidiu fazer esta homenagem junto a Câmara por vários significados. Um destes é a importância cultural de Oliveira, por ser um berço de cidadãos ilustres não só para Minas Gerais, mas para o país, a exemplo de Carlos Chagas e também de Eliseu Resende, que ele teve o privilégio de conviver, participar de sua eleição para o Senado no final da sua trajetória pública. Para Azevedo, Resende teve um currículo maravilhoso e com esta homenagem ocorrerá o estreitamento de laços da sociedade divinopolitana com Oliveira. Ele destacou que no desfile de 1º de junho haverá uma delegação de Oliveira de mais de 650 pessoas e as homenagens já iniciaram com peças teatrais, exposição no espaço GTO.


O vice-prefeito de Divinópolis, Rodrigo Resende (PDT), apontou que Oliveira é talvez a segunda cidade de maior população depois de Divinópolis na região Centro Oeste. Como Divinópolis a cada ano escolhe uma cidade para ser a cidade amiga, este ano a escolhida foi Oliveira. Segundo ele, Oliveira é um município importante com uma estrutura administrativa boa.


Para o presidente da Câmara de Divinópolis, Rodyson Kristnamurti (PSDB), este título tem uma simbologia muito grande para o estreitamento dos laços de amizade. Oliveira está ligada à Divinópolis na área da educação, do comércio, saúde e na importância administrativa e política. “É uma honra estar recebendo os vereadores de Oliveira, o prefeito e presidente da Câmara. Estive lá ontem e fui muito bem recebido pela Câmara local e hoje estarei retribuindo e fazendo esta justa homenagem à cidade de Eliseu Resende e Carlos Chagas”, disse.


Representando o deputado federal, Jaime Martins (PR), Hélio Buião, comentou que esta festividade é o congressamento entre as cidades da região porque em tempos passados havia muita rivalidade e hoje as cidades da região do Centro Oeste mineiro estão entrelaçadas tanto nas suas necessidades, nos seus problemas ou nas suas dificuldades. “Entretanto, este momento é importante e estou aqui na condição de assessor do deputado que devido a compromissos de votação em Brasília não pôde vir e pediu que eu o representasse, tenho imenso prazer de participar deste evento pelo qual às duas cidades se confraternizam”, concluiu.


O assessor do deputado federal, Domingos Sávio (PSDB) e o assessor do deputado Fabiano Tolentino (PSD) também estiveram presentes, porém, durante a solenidade o deputado Tolentino compareceu e foi convidado a compor a mesa. O secretário municipal de Cultura de Oliveira, Cássio Silva e vereadores de Oliveira também fizeram parte do evento. Demais vereadores de Divinópolis também estavam no plenário


A primeira cidade homenageada como Cidade Amiga foi Santo Antônio do Monte em 2006, em seguida foi Itaúna em 2007. Pitangui foi à escolhida de 2008. São Gonçalo do Pará em 2009. Cláudio em 2010. Carmo do Cajuru em 2011 e Itapecerica em 2012.
No encerramento da solenidade houve a entrega do título e alunos da escola de música de Oliveira fecharam o evento com uma apresentação em homenagem aos convidados.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.