terça-feira, 5 de Janeiro de 2016 08:45h Atualizado em 5 de Janeiro de 2016 às 08:52h. Jotha Lee

Prefeito exonera indicados de Jaime Martins e Fabiano Tolentino

Demissões reduzem 24% dos cargos de confiança da Prefeitura

O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) começou a cumprir a promessa de cortar cargos comissionados, para reduzir despesas e conseguir fechar as contas ao final desse ano, o último do seu segundo mandato. Depois de uma primeira investida na contenção despesas, com suspensão de investimentos, paralisação de obras e corte até do cafezinho em alguns setores sem obter a economia necessária para garantir o equilíbrio financeiro das contas públicas, restou ao prefeito o corte de cargos comissionados para tentar atingir a meta necessária que pode possibilitar o fechamento das contas ao fim do mandato.
Conforme o Jornal Gazeta do Oeste informou com exclusividade em sua edição do dia 22 de dezembro, mais de 30 ocupantes de cargos de confiança haviam sido exonerados pelo prefeito no dia anterior e ficariam no cargo até 31 de dezembro, quando seria publicado o decreto de exoneração. A notícia se confirmou e na edição do Diário Oficial dos Municípios do dia 31 de dezembro, foi publicado o decreto 12.007/2015 com a exoneração de um secretário municipal, dez gerentes, dois chefes de seções e vinte chefes de setores, totalizando 33 demissões.
O atual organograma da prefeitura disponibiliza 221 cargos de confiança, que são as funções de livre nomeação e indicação do chefe do Executivo. A maior parte desses cargos é ocupada por correligionários do prefeito e, a outra parte, recebe nomeações de indicados de políticos aliados. O deputado estadual, Fabiano Tolentino, por exemplo, foi o responsável pela indicação do então secretário municipal de Agronegócios, Paulo Marius, o único ocupante de cargo do primeiro escalão exonerado pelo prefeito no último dia 31. Já o deputado Jaime Martins, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César dos Santos, emplacou mais de uma dezena de nomes em cargos inferiores e a maioria deles foi exonerada
Os funcionários exonerados já deixaram os cargos, que ficarão vagos, conforme informou ontem a Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura, que perdeu dois funcionários. A Secretaria Municipal de Agronegócios, com seis demissões, foi a que mais perdeu cargos, seguindo-se as Secretarias de Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte, Lazer e Juventude, cada uma com quatro exonerações.
 

 

PRIMEIRA FASE
Com as 33 exonerações efetivadas, chega a 55 o número de cargos comissionados que estão vagos na prefeitura. Até dezembro, titulares de 22 cargos já haviam sido afastados, o que representa 9,9% dos 221 cargos disponíveis. Em entrevista à imprensa no dia 9 de dezembro do ano passado, o prefeito Vladimir Azevedo disse que pretendia cortar mais de 20% dos cargos de confiança. “Vamos chegar bem próximo a 30%”, garantiu. Com as exonerações publicadas no dia 31, agora 19,9% dos cargos de livre nomeação estão vagos.
Esta foi a primeira etapa de redução nos cargos de confiança. O prefeito assegurou que a segunda etapa será concluída até o dia 31 de março. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Antônio Castelo, a economia com as exonerações não deve passar de R$ 300 mil mensais.
O ex-secretário municipal de Agronegócios, Paulo Marius, usou ontem uma rede social para falar sobre sua exoneração. Disse que a partir de hoje atuará como veterinário, na área de equinocultura. Ele garante que nos três anos que ficou á frente da pasta, conseguiu efetivar várias ações importantes. “Algumas não foram possíveis, mas estas fazem parte do sistema burocrático no serviço público”, reconheceu. “Foi uma experiência importante contribuir para o meio rural e através dele fazer chegar às mesas dos divinopolitanos produtos de qualidade foi muito gratificante”, acrescentou.
Veja a relação dos 33 ocupantes de cargos comissionados exonerados

– Alessander Alberto Secundino de Menezes, do cargo de Chefe de Setor de Patrimônio Imobiliário, na Secretária Municipal de Administração, Orçamento e Informação.

- Celice Mara Ribeiro de Menezes, do cargo de chefe de Setor de Ouvidoria, na Secretaria Municipal de Administração, Orçamento e Informação.

- Paulo Sérgio de Oliveira Marius, do cargo de Secretário Municipal de Agronegócios.

- Vicente de Paula Silva, do cargo de Chefe de Setor de Apoio e Infraestrutura Rural Sul, na Secretaria Municipal de Agronegócios.

- Edson Lopes de Jesus, do cargo de Chefe de Setor de Apoio e Infraestrutura Rural Norte, na Secretaria Municipal de Agronegócios.

- Lenir Ferreira de Castro, do cargo de Gerente de Memória e Patrimônio, na Secretaria Municipal de Cultura.

- Geisa Aparecida Grego, do cargo de Chefe de Setor da Biblioteca Pública Municipal, na Secretaria Municipal de Cultura.

- Geraldo Donizete Tomé, do cargo de Chefe de Setor de Cultura Popular e Integração Cultural, na Secretaria Municipal de Cultura

- Iramar Fátima de Almeida, do cargo de Chefe de Setor do Arquivo Público Municipal, na Secretaria Municipal de Cultura.

- Iêda Aparecida Nogueira, do cargo de Chefe de Seção do Projeto Empreendedor Individual, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

- Adimilson Elias Pereira, do cargo de Gerente dos Centros Industriais, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

- Luciana Carolina Faleiro de Souza, do cargo de Chefe de Setor de Monitoramento dos Programas, Projetos e Serviços, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

- Aparecida Geralda de Almeida, do cargo de Chefe de Setor de Políticas Sociais de Inclusão, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

- Cíntia Janaína da Silva Faria, do cargo de Chefe de Setor de Pessoal, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

- Renato Nunes, do cargo de Gerente de Inclusão Social, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

- Dênio Antônio Cardoso, do cargo de Chefe de Setor de Manutenção de Aparelhos Esportivos, na Secretaria Municipal de Esportes e Juventude;

- Amilton Antônio Beirigo, do cargo de Chefe de Setor de Esporte Escolar, na Secretaria Municipal de Esportes e Juventude.

- Cleber Buglê Ferreira de Melo, do cargo de Chefe de Setor de Competição e Fomento Esportivo, na Secretaria Municipal de Esportes e Juventude.

- Lucas de Sena Silva, do cargo de Chefe de Seção de Unidade de Formação Esportiva, na Secretaria Municipal de Esportes e Juventude.

- Júlio César Resende, do cargo de Gerente de Finanças, na Secretaria Municipal de Fazenda;

- Sandro Amaral Nogueira, do cargo de Gerente de Atendimento e Informações, na Secretaria Municipal de Governo.

- Augusto Ambrósio Fidélis, do cargo de Gerente de Cerimonial, na Secretaria Municipal de Governo.

- Pablo Santos, do cargo de Gerente de Jornalismo, na Secretaria Municipal de Governo.

- Gabriela Vieira de Alvarenga, do cargo de Chefe de Setor de Redação, na Secretaria Municipal de Governo.

- Marcos Rodrigues da Silva, do cargo de Chefe de Setor Administrativo e de Relação com os Conselhos na Secretaria Municipal de Governo.

- Cláudio Alves Coelho, do cargo de Chefe de Setor de Atendimento do Serviço Social do Luto, na Secretaria Municipal de Operações Urbanas.

- Gildo Joaquim de Souza, do cargo de Chefe de Setor do Almoxarifado, na Secretaria Municipal de Operações Urbanas.

- Amanda Tavares Cardoso Dias, do cargo de Chefe de Setor de Topografia, na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

- Alexandre Lacerda Guimarães, do cargo de Gerente de Almoxarifado e Logística, na Secretaria Municipal de Saúde.

- Vanessa de Oliveira Batista Tarabal, do cargo de Gerente de Regiões Sanitárias, na Secretaria Municipal de Saúde.

- Andréia Luiza Silva Brandão, do cargo de Chefe de Setor de Transporte, na Secretaria Municipal de Saúde.

- Wilton Ezenclever da Silva, do cargo de Gerente de Operação e Fiscalização de Transporte, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte;

- Andreza Alves da Silva, do cargo de Chefe de Setor Administrativo de Controle Orçamentário, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.

 

Créditos: Jotha Lee

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.