sexta-feira, 26 de Junho de 2015 13:07h

Prefeito inaugura ESF Tietê para atender 10 mil pessoas

A região do bairro Tietê ganhou uma das modernas e completas unidades de saúde do município

Nesta quinta-feira (25/06), o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, na companhia do secretário de saúde David Maia, de autoridades municipais e da população, promoveu a entrega da unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) que vai atender a 10 mil pessoas nos bairros Tietê, São Roque, Prolongamento Tietê, Dulphe Pinto de Aguiar, Orion e Jardim Betânia. A obra foi orçada em R$ 1,2 milhão e teve contrapartida da prefeitura de R$ 785 mil. A inauguração faz parte programação de aniversário dos 103 anos de Divinópolis.

Para o prefeito Vladimir de Azevedo, trata-se de um investimento ímpar na promoção da saúda da região.
“Não vejo forma melhor de estarmos fechando esta programação dos 103 anos de Divinópolis. Terminar esta obra que vai beneficiar a região do Tietê é uma satisfação muito grande. Ela é um divisor de água para a área da saúde. Queremos mais que o quantitativo, queremos qualidade e qualidade significa, para estas comunidades, este tipo de atendimento que a ESF Tietê terá com várias especialidades médicas, de saúde bucal e enfermagem. Tudo disposto em 600 m² de obra que conta também com mobiliário novo. Será uma unidade referência”, ressaltou o prefeito Vladimir de Azevedo.

O ESF Tietê representa um ganho fundamental para o sistema de saúde do município. “Esta comunidade é coroada com o que temos de melhor no Sistema Único de Saúde. Mas tem outras regiões que serão contempladas, num curto prazo, com modernos aparelhos para a promoção da saúde. Este é o caso da região do Belvedere e Sagrada Família que também ganharão suas ESF. A unidade de saúde do São José também receberá intervenções que a deixaram mais moderna e apta para melhor atender os seus usuários. Este mesmo trabalho já foi realizado no Bom Pastor, no Ipiranga e no Santa Lúcia. Como se percebe, tem muita coisa acontecendo. Fruto de planejamento e do trabalho de uma equipe valorosa que temos na Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou David Maia.

A construção e entrega da ESF Tietê teve o reconhecimento da população. “Esta obra vai atender nós da comunidade e do entorno. Esta unidade de saúde que acaba de ser entregue trata-se de uma dos maiores avanços que a prefeitura fez aqui no bairro”, destaca o empresário e presidente da Associação de Moradores do Tietê, Heraldo do Carmo Cardoso.

Ademir José da Silva, comerciante, é outro morador que comemora a entrega da ESF Tietê. “É uma obra que irá trazer bastante melhoria e saúde para a nossa região. Esperamos que seja uma unidade de saúde modelo para toda nossa cidade”, defende Ademir.

Estrutura

A ESF Tietê foi construída numa área de 600 m². No espaço funciona três equipes da saúde da família. Com isto, a população contará com médicos generalistas, técnicos em enfermagem, agentes comunitários, dentistas, auxiliares de saúde bucal, psicólogo, ginecologista, pessoa de apoio e gestão.

A ESF Tietê é composta por consultórios médicos, odontológicos, sala de vacina, sala de coleta de laboratório, sala de curativo, escovodromo, sala de reunião, sala do agente de saúde, sala de cuidados básicos e apoio epidemiológico.

Investimentos

O prefeito Vladimir de Azevedo salientou sobre os investimentos concretizados na região do Tietê. “Inauguramos, recentemente, um grande Cmei no bairro São Roque que serve a educação infantil deste entorno. Fizemos, ainda, o acesso do bairro Campina Verde e a trincheira da rua Goiás, que é um acesso muito importante para esta região. Acabamos de fazer, também, toda uma modelagem na passagem de nível da linha férrea aqui do bairro São Roque e que liga também com o Tietê. Realizar todas estas obras é uma satisfação muito grande já que elas trazem profundas melhorias nas vidas dos moradores que vivem aqui ou daqueles que vem até a está região”, concluiu Vladimir.

Participaram da entrega oficial da ESF Tietê o vice-prefeito Rodrigo Resende, os vereadores Piriquito Beleza, Rodyson Kristinamurt e Dr. Delano. A cerimônia foi acompanhada de perto por secretários municipais e pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde.

A entrega da unidade contou uma oração e benção promovidas pelo pastor José Eustáquio Orcine e do Padre Marcelo Francisco da Silva. Ao final foi oferecido o café comunitário organizado pelos moradores do bairro Tietê.

Crédito das Fotos Rodrigo Dias

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.