Prefeito realiza visita a obras de educação no município

Foram conferidas as obras dos Centros Municipais de Educação Infantil do bairro Lagoa dos Mandarins e do bairro Candidés.

Para verificar de perto o andamento das obras dos Centros Municipais de Educação Infantil, CMEIS, o prefeito Vladimir Azevedo realizou na manhã de ontem (06) uma visita técnica ao bairro Lagoa dos Mandarins e Candidés (locais onde as obras estão sendo realizadas), a visita contou com, além da presença do prefeito, funcionários do município envolvidos na construção, o vice-presidente da Câmara de Vereadores Marquinho Clementino, e alguns alunos de outros CMEIS da região.

A unidade escolar do bairro Lagoa dos Mandarins foi a primeira a ser visitada e já está praticamente 90% concluída, conforme afirma Vladimir, a intenção e que no fim deste mês como parte das comemorações dos 101 anos de Divinópolis essa obra seja inaugurada e que no 2° semestre letivo as aulas possam ser iniciadas já na nova unidade . O prefeito ainda disse que “a educação Infantil é um dos grandes desafios enfrentados desde o governo passado. Hoje nós temos 28 pequenos CMEIS e a grande maioria funciona em locais inadequados, são casas muito apertadas e muitas delas sem uma área externa adequada para atender essas crianças, então o que nós estamos fazendo e proporcionar uma melhoria na educação e um local de mais qualidade para que estes alunos tenha o ensino adequado”, salienta.

Todos os Centros de Educação estão sendo construídos seguindo um modelo Italiano, segundo explica o secretário adjunto de educação. “É um modelo padrão enviado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual exige que todos os CMEIS tenham a mesma estrutura, ou seja, tenham o mesmo espaço físico com dimensão de salas já padronizadas, além de ter o espaço para recreação e o espaço adaptado no que se refere a acessibilidade. Essas unidades irão comportar até 350 crianças com idade de 2 á 5 anos”, afirma João Renato Sousa.

O vice-presidente da Associação de Moradores do bairro Lagoa dos Mandarins, Nereu Carvalho, comemora o andamento da obra e relata ser um ganho não só dos moradores locais. “O beneficio não é só nosso aqui do Lagoa dos Mandarins não, mas, sim de toda a região em torno porque esse CMEI vai atender crianças de outras localidades. Eu acho de suma importância investir em educação se hoje estamos aqui é porque começamos a base do nosso saber lá atrás na escola. Em nome da comunidade só tenho a agradecer a atenção que a nossa região vem recebendo, tudo que nós pedimos eles (prefeitura) sempre estão dispostos a ajudar”, conclui.
Ainda estão em construção mais outras quatro unidades de educação, no bairro Candidés, Ermida, São Roque e Antônio Fonseca.

CMEI CANDIDÉS
A construção do Centro Municipal de Educação Infantil no bairro Candidés também foi visitada pela comitiva do prefeito. A obra está em 65% concluída e a previsão de término é para dezembro, conforme Vladimir a intenção é que para o próximo ano letivo, os alunos já possam receber as aulas na unidade nova.

A moradora do Candidés, Lucimara Aparecida da Silva, conta que a obra irá trazer grandes benefícios a comunidade. “Tenho um filho que está no Cmei aqui do bairro mais ele é improvisado, então com a construção desse novo ele poderá vir pra cá e eu fico até mais tranquila sabendo que aqui é bem melhor, essa unidade vai agrupar mais e melhor as crianças. Eu estou grávida e já estou pensando também no futuro desse que daqui a alguns meses irá chegar, então acho que as crianças só tem a ganhar”, afirma

A moradora Geneci relata que a obra irá atender principalmente bairros como o dela que ainda não estão totalmente desenvolvidos, “O Grajaú depende do Candidés porque ainda não temos nem Cmei e nem escola, então essa obra vai atender também as nossas crianças, que devem ser ai em torno de uns 100 alunos”, conclui.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.