segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012 04:14h Carla Mariela

Prefeito, vice e os 17 vereadores eleitos são diplomados na Câmara Municipal

Após receber o certificado, o próximo passo para o exercício de 2013, é a posse que acontecerá no dia 1º de Janeiro

Na última quinta-feira, o prefeito reeleito Vladimir Azevedo (PSDB), o seu vice-eleito Rodrigo Resende (PDT), os 17 vereadores, alguns eleitos pela primeira vez, e outros reeleitos, receberam o diploma na última quinta-feira, certificando a vitória do dia 07 de outubro. A solenidade foi realizada pela Justiça Eleitoral, conduzida pelo Juiz, Dr. Mauro Riuji, com a presença do Juiz Dr. José Maria, os promotores Dr. Sérgio Gildin e Dr. Gilberto Osório e os coordenadores do Cartório Eleitoral, Halley Adriani e Cíntia Greco.
De acordo com o Dr. Mauro Riuji, a solenidade de diplomação é um ato formal, onde os eleitos recebem um certificado da Justiça Eleitoral, declarando-os aptos para atuarem na próxima legislatura a partir do dia 1º de Janeiro do próximo ano. “Estamos aqui, nesta solenidade de diplomação dos candidatos eleitos para os próximos quatro anos, para os cargos de prefeito, vice e vereadores da nossa querida Divinópolis. Saibam todos que desde que eu assumi como Juiz da 100ª Zona Eleitoral, como Juiz diretor do Forum Eleitoral e Juiz diretor da região Centro-Oeste de Minas Gerais, a partir desse ano de 2012, já tinha consciência da grandiosidade e dificuldades que teríamos pela frente às eleições municipais. Dentro da caminhada, nós tivemos a mudança de endereço das Zonas Eleitorais, tivemos a criação da Região Eleitoral, o registro de candidaturas, a análise de propagandas, a fiscalização e a condução das eleições, a prestação de contas e a diplomação dos vereadores”, ressaltou.


Prefeito e vice-prefeito eleitos para o mandato do próximo ano comentam sobre o diploma recebido
O prefeito Vladimir Azevedo ressaltou que a noite da diplomação é um ato jurídico fundamental, pois o diploma é um passaporte para a posse. “A diplomação é acima de tudo a materialização da conquista que nós tanto lutamos e nesse momento nós entendemos que o simbolismo é até maior que o próprio ato jurídico. Nós vemos que a Justiça Eleitoral fez bonito na cidade pela sua dedicação. Eu recebo mais uma vez essa missão, depois de ter disputado quatro eleições, duas para vereador e duas para prefeito e sempre recebendo a confiança do povo de Divinópolis”, disse.
O vice-eleito Rodrigo Resende destacou que é um orgulho ser um representante de uma cidade tão importante, que é Divinópolis. “Sei das responsabilidades que eu e o Vladimir vamos assumir e não só nós como também os 17 vereadores que vão compor junto conosco e mais 200 mil habitantes, onde contamos com a colaboração de todos”, afirmou.
Vereadores também se pronunciam sobre o certificado recebido:
O vereador reeleito Adair Otaviano (PMDB) demonstrou aalegria ao receber o seu diploma. Adilson Quadros (PSDB) relatou que quando há o objetivo de ser candidato a vereador, isso acontece, com o propósito de servir e de ser útil, é com esse espírito de respeitar as pessoas, de procurar fazer o melhor possível para atender todos os anseios dos eleitores.
O presidente da Câmara Municipal, Anderson Saleme (PR) reeleito, disse o sentimento de receber o diploma é de gratidão à população que reconheceu o seu trabalho possibilitando que ele fosse reeleito em 2º lugar, o segundo mais votado trazendo o sentimento para Saleme de dever cumprido.
O parlamentar Oriosmar Pinheiro Silva, conhecido como Careca da Água Mineral (PP), disse que é uma alegria muito grande receber o diploma. Para ele, o sentimento é o maior possível, poder representar Divinópolis no parlamento é uma mistura de alegria e responsabilidade.
Dr. Delano Santiago (PRTB) frisou que está realizando um sonho, os projetos para apresentar são muitos e vai fazer um bom trabalho.
Edimar Félix (PHS), em entrevista, abordou que receber o certificado é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos três meses de campanha e para ele esse dia é o dia mais feliz da sua vida.
O eleito Edimar Máximo (PHS) falou que pela quarta vez se candidata e que somente em 2012 ele conseguiu alcançar o seu objetivo e que é muita a vontade dele trabalhar no Poder Legislativo. “Queremos fazer um bom trabalho, queremos somar, fazer a diferença e nós contamos com o grupo de apoio que são os vereadores reeleitos, os nove vereadores eleitos pela primeira vez, para unir força para fazer um bom trabalho na nossa cidade para que ela cresça”, destacou.
Edimilson João de Andrade (PT), afirmou que trabalha há mais de 20 anos como voluntário em Divinópolis e isso contribuiu para que a população aprovasse o seu nome e o seu trabalho. “Minha campanha foi com pouco recurso financeiro, os meus votos foram de peso que demorei muito tempo para conquistar, e fico muito satisfeito, poder dar esse presente para a minha mãe mostrando que o seu filho saiu de uma comunidade carente e venceu junto com os outros para melhor representá-los”, declarou.
Edmar Rodrigues (PSD), eleito para trabalhar em seu 5º mandato, salientou que a emoção é muito grande de poder se reeleger cinco vezes para o cargo de vereador. “Nós tentamos mostrar o melhor para a nossa comunidade, para nossa Divinópolis e quero agradecer a população que mais uma vez confiou o seu voto no meu trabalho, na minha honestidade para que eu possa trabalhar mais para a nossa cidade”, abordou.
Eduardo Alexandre de Carvalho, conhecido como Eduardo Print Júnior (PDT), durante a entrevista, comentou que a satisfação do diploma é o compromisso concretizado. Ele disse que sua campanha foi muito árdua, mas já que foi a sua primeira campanha, ele se sente vitorioso. Segundo ele, Divinópolis pode esperar um vereador jovem, mas aguerrido em defesa da população e fazendo Divinópolis crescer de verdade.
O vereador reeleito, Hilton de Aguiar (PMDB), comentou que a satisfação é muito grande e que ele quer compartilhar o diploma com cada um dos eleitores que confiaram nele.
Já Rodrigo Vasconcelos de Almeida Kaboja (PSL), afirmou que receber o certificado é uma alegria muito grande. “Com o apoio popular, eu vou desenvolver o trabalho social, sempre trabalhando em prol dos mais necessitados, é um dia de grande alegria para mim, podem ter certeza que eu agora mais maduro, eu vai ser um dos melhores vereadores dessa nova legislatura”, posicionou.
O parlamentar Marcos Vinícius (PSC), relatou que a expectativa era muito grande para chegar nesse dia. É uma alegria mais, sobretudo uma responsabilidade. Conforme Vinícius, a melhor forma de agradecer a população é realizando muito trabalho. “Nós já estamos com alguns trabalhos em vista, eu quero antecipar sobre o apoio, acolhimento aos familiares e as pessoas de dependência química serão nossa bandeira principal”, contou.
O vereador que foi eleito com mais votos, Marquinho Clementino (PSL), declarou que desde criança quis ser vereador. “Eu ficava acompanhando o trabalho do meu tio Antônio Paduano que é vereador até o fim do ano, então é gratificante e ainda mais com essa votação expressiva”, disse.
Nilmar Eustáquio (PP) também ficou satisfeito ao receber o seu certificado.
José Wilson, conhecido como Piriquito Beleza (PSD) destacou que a satisfação é imensa, pois ele vem fazendo um trabalho a muitos anos como presidente da Associação de Moradores de bairro, com uma luta muito grande em prol dos divinopolitanos.
O vereador reeleito Rodyson do Zé Milton (PSDB), ressaltou que sem dúvida a sua reeleição aumentou ainda mais a sua responsabilidade, ele afirmou que se sente mais preparado, mais maduro para essa nova etapa. “Nós aprendemos com os erros, mas temos a convicção que fizemos o melhor e temos a certeza que com a experiência que adquirimos na primeira eleição, vamos fazer ainda melhor na segunda. Outros desafios virão e estamos mais preparados para assumir essa responsabilidade”, disse.
Por fim, após a entrega dos diplomas, todos assinaram uma ata comprovando que receberam o certificado da vitória. Estiveram presentes o Deputado Estadual Fabiano Tolentino (PSD), além de outras autoridades, amigos e familiares do prefeito, do vice e dos vereadores eleitos. Eles serão empossados no dia 1º de Janeiro, às 16hs no Ginásio Poliesportivo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.