terça-feira, 21 de Junho de 2011 10:20h Liziane Ricardo

Prefeito visita HP de Uberlândia

Gestão da unidade de Divinópolis poderá ser através de organização social

O município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, conta com um hospital o qual tem uma estrutura muito parecida com o Hospital Público Regional que está sendo construído em Divinópolis. Devido a unidade do Triângulo mineiro já estar em funcionamento, o Chefe do Executivo Vladimir Azevedo (PSDB) esteve na localidade para conferir as demandas das obras e o modelo de gestão utilizado no HP.


O prefeito de Uberlândia Odelmo Leão (PP) optou pela gestão de organização social, porém, o tucano Valdimir Azevedo, fez questão de destacar que no caso de Divinópolis, o município entra com um custeio de 25% em média, o Estado com mais 25% e a União entrará com 50% conforme a tabela de remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS).


Segundo o prefeito, os dois hospitais têm finalidades diferentes, embora com o mesmo projeto arquitetônico e também com a mesma complexibilidade em suas engenharias. “O objetivo da visita foi uma troca de informações. A visita foi muito produtiva, pois houve um intercâmbio de idéias”, disse Azevedo. Para o tucano as questões econômicas de ambos os hospitais são muito distintas, isto devido às realidades de cada região.


ORGANIZAÇÃO SOCIAL


O prefeito adianta que provavelmente a forma de gestão do HP em Divinópolis seja também através de organização social, tendo em vista que o Conselho de Municipal de Saúde já colocou a hipótese em pauta de discussão.  Azevedo esclareceu ainda que não apenas o hospital de Uberlândia optou por uma gestão com viés de Organização Social, mas nenhum outro hospital do país foge destes padrões.  “Não vejo no Brasil, hospitais públicos que não funcionem neste modelo, com gestão bem sucedida. E para isto teremos que ter uma legislação muito bem feita, para que possamos ter um bom contrato, para que esta organização social seja bastante pactuada em resultados, metas e índices”, frisou.


Juntos da comitiva municipal, estiveram presentes o vereador Geraldinho da Saúde (PR) e a secretária Municipal de Saúde, Cherrie Mourão que também conferiram de perto as instalações do hospital de Uberlândia.


OBRA


A obra do hospital público de Divinópolis, já caminha a passos largos, prova disto é que hoje será concretada a segunda laje das instalações. Já na próxima semana o secretário de Estado, Antônio Jorge de Souza Marques virá a Divinópolis para uma visita técnica ao HP. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.