terça-feira, 17 de Abril de 2012 09:45h Carla Mariela

Prefeito visita obras do Hospital Público

O encontro que contou com a presença de Deputados, parlamentares e a Secretária de Saúde, ocorreu com o objetivo de verificarem em conjunto o andamento das obras e sua importância para a cidade

O prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB), visitou ontem pela manhã, as obras relacionadas à construção do Hospital Público Regional da cidade. Além do prefeito, estavam presentes, o vice-prefeito Francisco Martins (PR), a Secretária de Saúde Rosenilce Cherie Mourão, o líder de Governo na Câmara Municipal de Divinópolis, Edmar Rodrigues (PSD), o Deputado Federal Domingos Sávio (PSDB), e os vereadores Geraldinho da Saúde (PR), Beto Machado (PSDB), Rodyson do Zé Milton (PSDB) e Adair Otaviano (PMDB).
De acordo com o prefeito, as obras do Hospital Regional são fundamentais para Divinópolis e região centro-oeste. “Estamos aqui juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, vereadores da Câmara, Deputados, numa união, entendendo que essa obra é um patrimônio para o povo de Divinópolis e região centro-oeste, e que vai criar um novo complexo de saúde. Fiz uma visita, antes de chegar aqui, à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, na Ponte Funda, que já deve ser entregue no final do mês de junho, início do mês de julho e aqui partimos para obra do hospital, onde nós trabalhamos cada vez mais para que possamos entregá-la o mais rápido possível”, afirmou.
Ainda conforme Vladimir, o objetivo da visita ao hospital é mostrar para o Conselho Municipal de Saúde, que é o coogestor do sistema de saúde, a importância da obra que começa a funcionar com 200 leitos. “Essa visita serve para mostrar à Comissão de Saúde o diferencial das obras, pois teremos 200 leitos com o foco em cirurgias, existe uma fila para esses procedimentos na cidade, teremos também um tratamento de gestantes de alto risco, e um novo Pronto Socorro, sendo que se somados, o complexo vai se iniciar com 200 leitos, 10 de neonatal e 20 de UTI de complexidade. Ainda hoje, estarei com Deputados da cidade, com o Governador Anastasia e Senador Aécio Neves para debatermos várias questões acerca de pontos fundamentais para o desenvolvimento de Divinópolis”, declarou.
Para a Secretária de Saúde, Cherie Mourão, a criação do hospital é um marco histórico. “Como Secretária de Saúde sei da necessidade desse hospital porque eu enfrento todo dia essa demanda reprimida para se fazer internação, então todos os dias, de segunda a segunda, eu tenho pessoas na fila precisando de uma internação e não existe leito, é justamente, fazendo investimentos na rede, na estrutura física que é oferecida pela área pública, que esse hospital se tornará um marco histórico para a cidade. Será importante também economicamente porque vai atrair muitas pessoas de fora, além de consolidar mais a qualidade na faculdade que temos aqui, a UFSJ, Funedi, pois também será um campo de estágio”, destacou.
O Deputado Federal, Domingos Sávio, ao ser entrevistado, ressaltou que defendeu essa obra desde o primeiro momento e que Divinópolis já tem o hospital São João de Deus, mas que ele sozinho não consegue atender a tamanha demanda da população, uma vez que faltam vagas. “Nós temos o hospital São João de Deus que é um bom parceiro, mas ele sozinho não consegue, falta vaga, é preciso ter o Hospital Público. Abracei essa causa ainda como Deputado Estadual, consegui o convênio com o Governador Aécio Neves, temos conseguido que o governador Anastasia dê sequência liberando os recursos necessários para a continuidade da obra. Já conversei com o Ministro Padilha e já assegurei que o governo federal disponibilize o dinheiro para os equipamentos e já estamos dando todo apoio ao prefeito para que ele a partir de entendimentos com o Governo do Estado, Governo Federal e com as prefeituras vizinhas possa formatar o modelo de gestão e de custeio”, disse.
Representando a Casa Legislativa de Divinópolis, o parlamentar e líder de Governo, Edmar Rodrigues, afirmou que é fundamental que Divinópolis tenha esse Hospital Público beneficiando a população. “Esse hospital é uma luta muito grande do prefeito Vladimir Azevedo juntamente com os Deputados Federais e Estaduais, nós vimos o tamanho dessa obra e a importância dela para Divinópolis, hoje nós estamos vendo essa obra tão grande que vai atender com certeza a nossa população e a população da região também”, frisou.
Segundo o vereador e presidente da Comissão de Saúde, Geraldinho, o prefeito Vladimir em conjunto com a sua equipe consegue com essa construção dar um norte para a saúde. “A população deve conhecer o hospital de perto, tanto a sua estrutura física, como a estrutura humana, pois esse ambiente vai oferecer atendimento à população com modelo diferenciado de gestão, com qualidade no atendimento”, argumentou.
São aproximadamente 120 funcionários trabalhando nas obras. O Hospital Público Regional economizará também na energia e apresentará um projeto de revitalização de água.  Conforme Vladimir, a Câmara aprovou o projeto do sistema de Organização Social (OS), com o intuito de trazer resultados melhores na saúde com a chegada do hospital. Vladimir acrescentou que a previsão do término da construção do hospital é no final desse ano, para que o início do ano que vem a obra esteja concluida e seja inaugurada para a população.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.