terça-feira, 13 de Agosto de 2013 06:20h Atualizado em 13 de Agosto de 2013 às 08:31h. Carla Mariela

Prefeito Vladimir Azevedo sanciona lei aprovada na Câmara referente acerca do empréstimo de R$ 5 milhões

O montante servirá para a urbanização de bairros de Divinópolis

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB) sancionou ontem pela manhã a lei que trata do empréstimo no valor de R$ 5 milhões, o qual foi solicitado à Casa Legislativa e aprovado. Azevedo comemorou a situação e disse que está feliz, uma vez que o dinheiro servirá para beneficiar ruas e bairros do município.
De acordo com o chefe do executivo, ele está na política é para trabalhar e melhorar a vida das pessoas. Para ele, Divinópolis tem tantos problemas, sabe que os desafios que ainda tem são maiores que a conquista que teve com a assinatura desta lei. Porém, Azevedo informou que esta lei vai melhorar a vida de muita gente que mora em Divinópolis. Segundo o gestor, fica a tristeza em relação às pessoas que são contra com o desenvolvimento da cidade, pessoas estas que são contra a aquisição de recursos.
Embora exista pessoas que são contra, o prefeito disse que fica a felicidade ante a maioria que quer a cidade avançando. “Esta lei vai beneficiar o povo do bairro Belo Vale que está todo dia na poeira, por isso nós viabilizamos os recursos para acabar com esse dilema de uma vez por todas e de outras comunidades, bairros e ruas que também serão beneficiados com o empréstimo. Em termos de ligações regionais que serão melhoradas, praticamente todas as regiões da cidade serão beneficiadas e alguns bairros diretamente”, destacou.
O prefeito ainda parabenizou os vereadores que acreditaram e que somaram na aprovação do projeto para melhorar a vida dos cidadãos. Ele agradeceu também as lideranças comunitárias que acreditaram nele. “É dia de alegria, agora é esperar a chegada dos recursos e se Deus quiser até meados do ano que vem já estaremos com estas obras inauguradas”, abordou.
Sobre a necessidade de fazer este empréstimo, Azevedo afirmou que todos os entes federados trabalham com este sistema. Segundo o prefeito, o governo federal trabalha com rendas do banco mundial, da mesma maneira o governo do estado e as prefeituras assim o fazem junto ao Ministério das Cidades. “Em Divinópolis nós temos dezenas de milhões de reais que outros prefeitos buscaram e eu estou dando sequência dentro dos programas federais que fazem asfaltamento. Tem ex-prefeitos que fizeram pontes com dinheiro de empréstimo. Não podemos deixar que a pequena capacidade de investimento do município seja um vetor único de promover investimento na cidade principalmente na infraestrutura de um espaço que tem tantos problemas nesta área. Tenho que pegar a capacidade de investimento que é pequena e colocar em contrapartida o financiamento para uma velocidade maior de resolver os problemas das pessoas que moram na cidade”, finalizou.
Os recursos viabilizados junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) beneficiarão mais de 60 mil pessoas.  No bairro Santa Lúcia, está prevista a implantação de calçamento em todas as vias do bairro, bem como a execução de passeios e sinalização adequada do itinerário do transporte coletivo. A revitalização da praça da rua São Paulo também está prevista no cronograma de obras. Na região central da cidade, está prevista a ampliação do sistema de drenagem pluvial e recapeamento com asfalto e sinalização estratigráfica na rua do Contorno, entre Alagoas e Sete de Setembro, e avenida 21 de Abril, entre Sergipe e Alagoas. No bairro Belo Vale, as ruas que compõem o itinerário de ônibus.

No bairro São Sebastião, obras na  rua Pedro Pires representarão um grande avanço na integração viária da região com a ampliação do sistema de drenagem pluvial e pavimentação de diversos trechos. O recapeamento de diversas vias na região da Igreja Santo Expedito e do bairro Jardim Capitão Silva representará mais uma importante alternativa de tráfego de veículos, ligando a avenida Divino Espírito Santo e o bairro Liberdade. Obras que somam aos investimentos de urbanização do Alto São Vicente e contribuem para o acesso ao novo Fórum. As ruas Frei Leão Rodrigues e Olimpio Gomes Branquinho no bairro Nossa Senhora das Graças também serão contempladas com recapeamento. No bairro Santa Luzia, as melhorias chegarão com a implantação de sistema de drenagem pluvial e recapeamento asfáltico da rua Duarte, entre avenida Autorama e rua Itambé, melhorando este importante acesso aos bairros Santa Luzia e Planalto.

O presidente da câmara, Rodyson Kristnamurti (PSDB) e demais vereadores participaram da solenidade. Lideranças comunitárias também estiveram no encontro. A expectativa é que o contrato com o BDMG seja assinado ainda no mês de setembro. Em seguida será aberto o processo licitatório para a execução das obras.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.