quarta-feira, 14 de Novembro de 2012 04:21h Gazeta do Oeste

Prefeitos apontam transição complicada por problemas financeiros

Os prefeitos lotaram o auditório do Senado Federal ontem (13), com a expectativa de receber uma resposta do governo sobre o pacote de ajuda que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e os presidentes das entidades estaduais entregaram na ultima mobilização.

 


O documento entregue à ministra de Relações Institucionais, Idelli Salvatti, no dia 10 de outubro, pelo presidente da entidade Paulo Ziulkoski pede apoio financeiro aos Municípios devido às quedas constantes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) causadas pelas desonerações do governo ao Imposto de Produtos industrializados (IPI).

 


O prefeito da cidade vizinha de Araújos, Júlio César Ferreira, contou a Agência CNM que com a queda do FPM, o ICMS também caiu e ele foi obrigado a cobrir essas despesas demitindo mais de 50 funcionários. "Cortamos horas extras, e esse problema tem prejudicado a área da Saúde, pois não temos como levar os pacientes para o entorno", explica o prefeito que também tem fechado a prefeitura nas sextas feiras como medida de contenção de gastos e orientou a nova prefeita eleita a participar da mobilização da CNM.

 


A prefeita eleita de Araújo, Sonia Maria Batista, aceitou as orientações do prefeito e veio para a mobilização. "Eu vim porque estou assustada com a situação, è uma transição complicada, pois a gente sabe que o governo toma decisões sem pensar no Município. É minha primeira experiência como prefeita e vamos ter um mandato de insegurança se a posição do governo não mudar, pois as expectativas econômicas não são boas", avalia a nova gestora que continua a pareceria com a CNM a procura de apoio a gestão publica. "A transição política não vai ser fácil, pois dependemos do FPM e não temos recurso próprio, mesmo cortando muitos gastos", argumenta a prefeita de São João do Paraíso (MA), Eva Íris Martins.

 


O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski e os presidentes das entidades estaduais serão recebidos pela ministra de Relações Institucionais na tarde desta terça-feira, 13 de novembro, no Palácio do Planalto.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.