Prefeitura premia boas ideias no aniversário de 76 anos Mateus Leme

O aniversário de 76 anos de Mateus Leme, comemorado nesta quarta-feira, dia 17, foi marcado pela entrega de prêmios do 1º Concursos de Ideias, promovido pela Prefeitura, para incentivar a participação dos servidores públicos na gestão municipal

A solenidade de premiação, realizada no gabinete do prefeito Marlon Guimarães, contou com a participação do chefe de gabinete, Roberto Rodrigues, dos secretários municipais de Administração, Marcus Júnior Diniz, e de Assistência Social, Rosimeire Palhares, representantes de várias secretárias de governo, do presidente da Câmara de Mateus Leme, Cristiano Oliveira, além de parceiros que doaram os prêmios oferecidos aos três servidores que inscreveram as melhores práticas.
A melhor ideia apresentada é da área de Saúde e foi inscrita pela coordenadora da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Centro, Dayane Nascimento, que defendeu a criação de um ponto de apoio para a dispensação de medicamentos na UPA – 24 horas. “Na minha experiência profissional eu observei que não há um local de dispensação de medicamentos na UPA, o que pode atrasar o tratamento de pacientes medicados em final de semana, feriados e à noite. Hoje os remédios são dispensados nos PSF, porém no horário de funcionamento das unidades, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17 horas. Além disso, no município não há serviços particulares para a venda de medicamento após determinando horário”, resumiu Dayane. “O objetivo da nova proposta é, então, implantar na UPA uma unidade de dispensação de medicamentos para garantir o tratamento de todos os pacientes a partir do diagnóstico da enfermidade na própria Unidade de Pronto Atendimento, sem que seja necessária a visita do paciente a um PSF”, completou.

Em segundo lugar, Fernanda Resende Ferry, apresentou a proposta de integração das secretárias para o oferecimento de serviços mais próximo da população. A ideia é levar os serviços oferecidos pela Prefeitura aos bairros, sobretudo os mais distantes, e garantir, além de informações sobre os projetos desenvolvidos pelo governo, serviços e atendimento direto à sociedade. “Mais importante do que ter a ideia premiada, é saber que temos a oportunidade de sermos ouvidos e podermos contribuir para a melhoria de serviços prestados à população e o aperfeiçoamento da gestão pública”, destacou Fernanda.

O planejamento financeiro para o setor de compras foi mais uma ideia premiada. A prática inscrita pelo assessor de licitação e contratos, Sérgio Guimarães Leite, destaca o planejamento eficiente de compras com o objetivo de melhorar a gestão do setor visando não ferir os preceitos da Lei Federal de Licitações, a lei n.º 8.666/93. “A ideia surgiu diante das dificuldades detectadas em vários processos de compras. A expectativa, a partir da implantação da ideia, é de que todas as Secretarias tenham condições de planejar aquisições em tempo hábil para realização de evento ou compra de materiais, sem que seja necessária a dispensa de licitação em razão do caráter emergencial ou do valor do objeto, não expondo o gestor municipal a situações que poderá levá-lo a penalizações por descumprimento à legislação vigente”, destacou.

O secretário municipal de Administração, Marcus Júnior Diniz, comemorou o resultado, que segundo ele, foi positivo. “É um resultado satisfatório porque envolveu todas as secretárias, inclusive as com menos servidores. Isso mostra a sintonia do funcionalismo com a administração municipal e a liberdade que todas as pessoas que trabalham na Prefeitura têm para sugerir e fazer melhorar a nossa forma de trabalhar”, destacou o secretário.

O prefeito de Mateus Leme, Marlon Guimarães, agradeceu a participação de todos os servidores que inscreveram 27 práticas e destacou o envolvimento do funcionalismo com os assuntos de interesse comum principalmente nesse caso, em que o maior beneficiado será o cidadão. “Os servidores mostraram que têm ideias e que elas são importantes para a prestação de um serviço mais ágil, de qualidade, com transparência e respeito com a sociedade”, destacou.

Nova edição

O prefeito Marlon Guimarães propôs a realização de um novo concurso de ideias em 2015. Na nova edição, uma novidade, porém, deverá ser a inscrição de práticas por parte da população. “Vamos implantar as ideias propostas pelo servidor, mas nosso foco também é olhar para os aspectos sociais, ver o que a população tem como anseio e, dentro das possibilidades do município,  priorizá-lo”, adiantou.

Premiação

A autora da ideia vencedora, Dayane Nascimento, recebeu das mãos da empresa Travel Tur, um cheque no valor de R$ 1.200,00 que dá direito a uma viagem para qualquer lugar no Brasil com um acompanhante.

Em segundo lugar, Fernanda Resende Ferry, ganhou um televisor de 20 polegadas. E em terceiro lugar, Sério Guimarães Leite, recebeu um pen drive com capacidade de armazenamento de 8 GB, prêmios oferecidos pela FS Construtora.

Todos os prêmios entregues foram doados por empresários parceiros do 1º Concurso de Ideias e não oneraram os cofres públicos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.