sexta-feira, 24 de Abril de 2015 13:37h

Prefeituras têm até 30 de junho para indicar recursos da assistência social

Planejamento garante a transparência no uso do dinheiro público, maior controle social e bom uso dos recursos da assistência social

As prefeituras de todo o país têm até o dia 30 de junho para preencher o Plano de Ação 2015 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). As prefeituras precisam fazer o plano anual para receberem os financiamentos do governo federal.

Para dar agilidade ao envio das informações, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) criou o aplicativo Plano de Ação (acessado no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web). Nele, os gestores municipais registram as metas das ações que irão desenvolver e que precisam de transferências regulares e automáticas, na modalidade fundo a fundo e do financiamento federal da Assistência Social.

O diretor substituto de Gestão do Suas do MDS, Jaime Rabelo, explica que uma das vantagens do aplicativo é a transparência no uso do dinheiro público. "Os dados ficam disponíveis na internet, o que fortalece o controle social da política de assistência social junto aos municípios. Além disso, a ferramenta promove o bom uso dos recursos públicos e reduz o custo operacional do sistema como um todo."

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.