segunda-feira, 28 de Janeiro de 2013 04:09h Atualizado em 28 de Janeiro de 2013 às 04:13h. Carla Mariela

Presidência não garante Câmara pronta para o início dos trabalhos

O presidente ainda considerou que as reformas não são as ideais e que os valores ultrapassaram o que estava inicialmente previsto

A reforma do 1º piso da Câmara Municipal de Divinópolis já está totalmente pronta. Todos os gabinetes dos 17 vereadores já estão em funcionamento e os funcionários do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), local que já estava instalado no 1º piso, já estão desenvolvendo o atendimento à população.
No 1º andar está tudo organizado, apesar do presidente Rodyson do Zé Milton (PSDB) ter afirmado que a reforma não ficou boa, pelo fato das salas terem ficado menores. Já no 2º andar devido à segunda etapa das obras, mostra o plenário em um cenário de desordem. O presidente comentou ontem, que toda a equipe está fazendo de tudo para que as obras do plenário sejam finalizadas até o dia 05 de Fevereiro, mas se houver imprevistos a data pode mudar. Ele ainda declarou que infelizmente o montante planejado para obras não foram suficientes.
Ao ser entrevistado, o presidente da Câmara Municipal, Rodyson do Zé Milton, explicou que embora ainda haja muita confusão com as obras, o plenário da Câmara Municipal vai receber uma novidade. O presidente estava se referindo ao painel eletrônico que será instalado para facilitar os trabalhos dos parlamentares, para que eles possam também ter mais visibilidade no momento de formação das Comissões. Além disso, o painel vai contar com monitores visuais que será um grande mecanismo para divulgar à população exatamente o que está ocorrendo durante as Reuniões Ordinárias e que o áudio dos vereadores será apresentado com mais nitidez neste ano.
O objetivo principal do painel é garantir mais segurança no momento da votação dos projetos, uma vez que no ano passado, essas votações não estavam ficando transparentes pelo fato de algumas contagens de votos não aparecerem exatamente no momento em que o parlamentar votava.
A veiculação dos materiais de áudio e vídeo que os parlamentares levarem para transmitir durante seu pronunciamento no uso da tribuna livre será apresentado por meio do painel eletrônico novo e mais moderno, diferente da Legislatura passada que era transmitida através de Data Show. O painel é composto por quatro televisores LCD de 42 polegadas.
Ao ser questionado se será possível às obras serem concluídas até o dia 05 de fevereiro, dia em que está previsto para o retorno das Reuniões Ordinárias após o recesso dos vereadores, o presidente ressaltou que as obras na Câmara estão bastante confusas, e que eles estão fazendo de tudo para que a reforma seja concluída até o início de Fevereiro, mas que às vezes há os imprevistos, e que por isso ele não iria confirmar a data certa para o início das atividades parlamentares no plenário do Poder Legislativo.
Sobre o custo das obras, Rodyson do Zé Milton, declarou que infelizmente o dinheiro planejado para que a reforma fosse realizada, não foram suficientes. Ele explicou que todo aditivo pode faltar alguma parte. Ao todo foram 50% do aditivo de reformas para o plenário e 25% foram para as obras de ampliação.
Para Rodyson do Zé Milton, o prédio da Casa Legislativa, precisaria era de uma reforma mais minuciosa, pois é um local que precisa de reparos urgentes. Como exemplos, ele citou o telhado que está com rachaduras. O presidente disse que há infiltrações, que as paredes estão com mofo, dentre outros fatores. O presidente chegou até anunciar a possibilidade da mudança da Câmara para o prédio do Fórum da cidade, pelo fato do local da Casa Legislativa não está mais comportando tanta demanda.
No entanto, o presidente deixou claro que as reformas do 1º piso ocorreram, porém as salas ficaram pequenas, que infelizmente o montante planejado para obras não foram suficientes e ainda para completar ele teve que tomar a atitude de contenção dos gastos, por esse e outros motivos está defendendo a ideia da Câmara Municipal de Divinópolis se transferir para o prédio do Fórum que além de ter três andares, possui o salão do júri que pode ser aproveitado segundo o presidente, como plenário. Ele finalizou dizendo que um dos andares, ele vai aproveitar para colocar uma ala para os vereadores já pensando no futuro quando houver novamente o aumento do número dos vereadores, como ocorreu nesta 23ª Legislatura.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.