sexta-feira, 21 de Agosto de 2015 13:06h

Presidente da ALMG recebe Maria Prestes

Viúva de Luiz Carlos Prestes veio a Belo Horizonte lançar um livro sobre sua vida com o líder do PCB

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), recebeu nesta quinta-feira (20/8/15) a viúva de Luiz Carlos Prestes, Maria Prestes, que veio a Belo Horizonte lançar o livro “Meu Companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”, no qual conta sua trajetória e a relação de quatro décadas com Prestes, apresentando seu ponto de vista sobre um período importante da história do Brasil. Prestes foi comandante da coluna que levou seu nome e líder do Partido Comunista Brasileiro (PCB) por mais de 50 anos.

Maria Prestes tinha como nome de registro Altamira Rodrigues Sobral e nasceu no Recife em 2 de fevereiro de 1930, filha de militantes do PCB. Seu pai, João Rodrigues Sobral, participou do Levante Armado Antifascista no Recife em 1935, que entrou para a história como Intentona Comunista. Como muitos outros militantes comunistas brasileiros dos anos 50 e 60, foi perseguida pela polícia política, razão pela qual teve que adotar o nome de Maria do Carmo Ribeiro, transformado posteriormente em seu legítimo nome, por razões de segurança.

Foi presa e torturada nos anos 50, o que a obrigou a fugir do Recife para São Paulo, onde passou a coordenar as casas que serviam de esconderijo para os dirigentes comunistas naquela época.

Desempenhando essa tarefa, conheceu e casou-se com Luiz Carlos Prestes em 1950, com quem teve os filhos Antônio João, Rosa, Ermelinda, Luiz Carlos, Mariana, Zoia e Yuri Alexandre. Por nove anos (1950-1959) organizou a vida clandestina de Luiz Carlos Prestes. Após o golpe de 1964, levou toda a família para o exílio.

Para perpetuar a memória de Prestes, participou ativamente da construção de museus a ele dedicados, bem como da elaboração de projetos de leis que batizaram rodovias, escolas e creches com seu nome, além de ter doado o acervo pessoal do companheiro ao Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Documentação Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Outra parte de seu acervo particular foi doado para o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. Nos últimos anos Maria Prestes tem se dedicado a realizar palestras em escolas e universidades.

Também participaram do encontro o deputado João Alberto (PMDB); o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissinais de Minas Gerais, Kerison Lopes; o filho de Maria Prestes, Luiz Carlos Prestes Filho; o diretor-geral da ALMG, Cristiano Felix Santos; e o diretor de Comunicação Institucional, Rodrigo Lucena.

Cônsul da Itália - Em seguida, o presidente Adalclever Lopes recebeu visita da cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, acompanhada do oficial de Ligação da Interpol Roma, Roberto Donati. Também participaram do encontro os deputados Tiago Ulysses (PV), Léo Portela (PR) e João Alberto, além do secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.