quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013 05:57h Carla Mariela

Presidente da Câmara afirma que até a próxima segunda 80% da Casa Legislativa estará apta a atender o público

Conforme Rodyson do Zé Milton, hoje os gabinetes serão entregues para que os vereadores possam receber sugestões para facilitar o trabalho parlamentar

A Câmara Municipal de Divinópolis está passando por reformas, desde o ano passado. Enquanto isso, duas Reuniões Ordinárias, para que os vereadores pudessem entrar em recesso, ocorreram no Teatro Usina Gravatá neste início de ano. A técnica do legislativo, Vanícia Rocha, chegou a explicar na 1ª Reunião Ordinária no teatro, que a previsão de entrega dos gabinetes para os 17 parlamentares seria na última segunda-feira (14), mas isso não ocorreu. Em entrevista, o presidente Rodyson do Zé Milton (PSDB), explicou que os gabinetes não foram entregues , mas que hoje os vereadores irão comparecer à Casa Legislativa, para que receberem dicas internas para colaboração nos trabalhos parlamentares.
De acordo com Rodyson do Zé Milton, as obras tiveram um atraso, mas as orientações que serão dadas hoje servirão principalmente para aqueles que são novatos, que foram eleitos pela 1ª vez. Além disso, os assessores também receberão recomendações de como funcionam alguns procedimentos que ao longo do mandato serão necessários e de extrema importância no dia a dia, como por exemplo, como fazer a solicitação de materiais, como funciona o atendimento vindo por parte do assessor de cada vereador, como vai funcionar o uso do telefone fixo e dos veículos. Devido às contenções de gastos que a Câmara está passando, os vereadores também serão orientados nesse sentido.
O presidente reforçou que as recomendações realizadas na Câmara para os vereadores facilitarão no trabalho que serão desenvolvidos por eles. Ele ainda ressaltou que até na próxima segunda-feira, ele quer apresentar 80% da parte administrativa funcionando, para atender o público.
Portanto, além de conhecer os gabinetes, os vereadores terão algumas orientações para quando retornarem do recesso, colocarem em prática tudo que aprenderam, além do curso de capacitação que ocorreu no Teatro Municipal Usina Gravatá, ministrado pelos palestrantes: o Procurador-Geral da Câmara, Roberto Franklin; o Secretário Geral da Casa Legislativa, Vander Penha; o técnico legislativo Samuel Marques, dentre outros. Os parlamentares aprenderam temas como: Regimento Interno, Controle da Constitucionalidade, Lei Orgânica, Organização Administrativa, Ética e Decoro Parlamentar.
Lembrando que o sorteio dos gabinetes permaneceu da seguinte maneira: O lado par, Marcos Vinícius (PSC) no gabinete 02, Edimar Máximo (PHS) no 04, Edmar Rodrigues (PSD) no 06, Marquinho Clementino (PSL) no 08, Nilmar Eustáquio (PP) no 10, Dr. Delano Santiago (PRTB) no 12, Adilson Quadros (PSDB) no 14 e Hilton de Aguiar (PMDB) no 16. Já no lado ímpar, o Rodrigo Kaboja (PSL) no 01, Edimilson (PT) no 03, Edimar Félix (PHS) no 05, Adair Otaviano (PMDB) no 07, Rodyson do Zé Milton (PSDB) no 09, José Wilson, o Piriquito Beleza (PSD) no 11, Anderson Saleme (PR) no 13, Oriosmar Pinheiro, o Careca da Água Mineral (PP) no 15 e Eduardo Print Júnior (PDT) no 17.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.