quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2013 04:26h Carla Mariela

Presidente da Câmara esclarece sobre a possibilidade de diminuição das solenidades

Segundo Rodyson Kristnamurt, o vereador Rodrigo Kaboja provavelmente entrará com um projeto para evitar o número excessivo de homenagens

A Câmara Municipal de Divinópolis ao longo das suas Legislaturas desenvolveu diversas solenidades através dos vereadores, a fim de homenagear cidadãos e entidades que realizam algum trabalho em prol do Município.
Dentre as homenagens que ocorrem a cada ano, estão: Comenda Mulher Cidadã, Comenda Cidade Amiga, entrega da Medalha Candidés, título Cidadão Honorário, título Esportista Destaque, Comenda Líder Comunitário, Comenda dos Produtores Rurais, Comenda do Educador do Ano e a Comenda Consciência Negra, dentre outras comemorações. Neste ano existe o risco das solenidades diminuírem, pois conforme o presidente da Casa Legislativa, Rodyson Kristnamurt (PSDB), o vereador Rodrigo Kaboja (PSL), vai entrar com um projeto para que as homenagens sejam consideradas qualitativas e não quantitativas.
Segundo Rodyson, o parlamentar Kaboja está considerando o número de solenidades excessivo, e a ideia então, é diminuir estas homenagens. O presidente da Câmara disse que está esperando o parlamentar entrar com esse projeto para depois dar o parecer.
A reportagem entrevistou Rodrigo Kaboja, que confirmou que realmente está elaborando o projeto, onde todas as homenagens acabarão, permanecendo só algumas, como por exemplo, Medalha Candidés e Cidadão Honorário, e conforme Kaboja as outras serão comemoradas em uma grande festa no aniversário da cidade.
Cada Comenda e título têm a sua importância e por isso ao longo dos anos, a Medalha Candidés e Medalha Cidadão Honorário foram entregues devido às causas sociais e dedicações comunitárias. No início, as Medalhas Candidés, eram entregues no último ano de cada legislatura, tendo ocorrido dessa forma até 1985, depois uma nova redação modificou a Lei Municipal 1.509/79, instituindo-a anualmente e estendendo seu alcance as entidades. Dessa forma, como o titulo de Cidadão Honorário, sua concessão também foi regulamentada por uma nova Resolução em 2011.
A Comenda da Consciência Negra é a solenidade que a Casa Legislativa faz para homenagear cidadãos e órgãos que se destacaram com a iniciativa de realizar atividades que valorizam os negros apresentando a sua importância para a comunidade. A entrega deste título acontece no mesmo dia em que se comemora o dia Nacional da Consciência Negra. Esta data coincide com a morte do Zumbi dos Palmares em 1695. Palmares está relacionado com o lugar onde se formou o quilombo, local de fuga para muitos escravos negros quando se escapavam das prisões, fazendas e senzalas. No ano passado os homenageados foram escolhidos pelo Movimento Unificado Negro de Divinópolis (MUNDI).
Já a entrega da Comenda do Educador foi desenvolvida em reconhecimento do trabalho realizado pelos educadores direcionado para as crianças e para os jovens. Os educadores escolhidos pelos parlamentares foram homenageados com o intuito de fazer com que o trabalho prestado por eles em benefício dos alunos fosse reconhecido não só pelos próprios parlamentares e sim, também, pela população.
A Comenda do Produtor Rural realizado pela Câmara em 2012 teve como objetivo destacar os trabalhos de cidadãos direcionados para o campo e para a agricultura e que contribui para as melhorias no Município. Essa entrega deste título faz parte das comemorações da semana do Produtor que foi criada em 2006 por meio de um projeto de resolução CM 024/2006. Portanto, as Comendas, os títulos e homenagens foram desenvolvidos na Casa Legislativa com intuito de reconhecer trabalhos e projetos para o crescimento e melhorias de Divinópolis.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.