quinta-feira, 14 de Julho de 2011 10:58h Flávia Brandão

Presidente da Câmara Municipal apresenta balanço sobre seus seis meses de gestão

A implantação da Net Câmara; reformas no plenarinho;  aquisição de equipamentos para TV Câmara; novas medidas de segurança para acesso à Casa; ampliação do uso da tribuna livre, apostilamentos; projeto Divina História, construção de novo portal; aprovação de projeto para aumento no número de vereadores e investimentos em infraestrutura. Esses foram alguns dos pontos abordados pelo presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Pastor Paulo César (PRB), durante coletiva de imprensa sobre seus seis meses a frente do poder Legislativo do Município nessa última terça-feira (12).

 

Em seu discurso, o presidente destacou a importância do acesso a informação e ressaltou o avanço das ferramentas de comunicação do Legislativo. Como exemplo citou: a implantação da Net Câmara, que passou a permitir a visualização das sessões ordinárias pela internet, possibilitando assim que cidadãos divinopolitanos, até em outros países, acompanhem as ações do Legislativo; o blog Dircom, que atualiza frequentemente as atividades dos parlamentares e apresenta acesso inclusive maior que o portal da Câmara; a presença e divulgação de informações em redes sociais como twitter e facebook.  Foi citada também a compra de equipamentos para melhorar a qualidade de imagem da TV Câmara e anunciada a construção de um novo portal mais interativo, onde inclusive de modo semelhante ao site Youtube haverá  um  espaço, restrito ao Legislativo, para hospedagem de vídeos relativos a atividades parlamentares.
 

 

Segurança

 

A respeito da adoção de medidas de segurança, que exigem, hoje, que os cidadãos apresentem documento e forneçam informações como endereço e telefone para ter acesso ao Legislativo, o presidente justificou que foi necessária essa identificação, pois episódios desagradáveis como ameaças a servidores e até mesmo atos sexuais nos banheiros casa estavam ocorrendo.

 

 

Tribuna

 

Outro ponto abordado na coletiva foi o aumento de tribunos, que o presidente disse que seria analisado com os vereadores, mas destacou que a redução foi necessária para adequar o tempo de transmissão das sessões ordinárias pela TV e internet.

 


Reformas

 

O presidente citou as reformas que a Câmara fez e foram concluídas nesse semestre, como exemplo a do plenarinho Vereador Orlando Barbosa, que hoje apresenta uma estrutura mais adequada para o recebimento de autoridades.Também nessa questão de investimento em infraestrutura, foi anunciado que novas reformas deverão ser feitas para atender o aumento no numero de vereadores em 2013, inclusive foi levantada a possibilidade de mudança temporaria para um local, até que as alterações sejam feitas. O presidente disse que se houver dotação orçamentária ainda esse ano algumas reformas já poderão ser feitas.

 

 

 

Balanço

 

Nesses seis meses de balanço foram realizadas:


- 40 reuniões extraordinárias e uma extraordinária, que resultaram na aprovação de 104 projetos e duas reuniões extraordinárias;
- foram apresentados 126 projetos de lei ordinária, sendo 61 de autoria do Executivo e 51 do Legislativo;
- 47 projetos do Executivo foram aprovados e 56 do Legislativo;
- foram instituídas 10 comissões especiais para apurar denúncias referentes a diversos assuntos e duas Comissões Parlamentares de Inquérito;
- foram realizadas nove reuniões especiais, uma solene, quatro audiências públicas e uma reunião comunitária;
- foi entregue o Titulo de Cidade Amiga de Divinópolis a Carmo do Cajuru;
- apresentadas 35 moções congratulatórias, 59 votos de pesar, 509 indicações e 106 requerimentos ao Poder Executivo sugerindo obras e melhorias na cidade ;
- foram contabilizadas 43 inscrições para a Tribuna Livre.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.