Presidente reeleito da Câmara anuncia revisão da Lei Orgânica

Kaboja defende harmonia com independência do Executivo

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Divinópolis foi empossada ontem em sessão especial, que teve a presença de cerca de cem pessoas, entre elas muitos parentes de vereadores. Rodrigo Vasconcelos de Almeida Kaboja (PSL), primeiro presidente reeleito do Legislativo, assumiu seu terceiro mandato à frente da Casa. Completam a Mesa Diretora Oriosmar Pinheiro Silva, o Careca da Água Mineral (Pros), como vice-presidente, Eduardo Alexandre de Carvalho, o Eduardo Print Júnior (SDD), como 1º secretário, e Edmar Rodrigues (PSD), empossado 2º secretário.
Em seu pronunciamento, Rodrigo Kaboja defendeu a harmonia com o Poder Executivo, mas garantiu que o parlamento vai atuar com independência. Enumerou as realizações feitas em 2014, destacando entre elas o fim das irregularidades nos gabinetes, onde não havia salário fixado para assessores, que recebiam por pontuação, havendo uma discrepância enorme entre os salários pagos pelos vereadores aos seus auxiliares.
Kaboja apresentou ainda o planejamento para 2015, destacando três metas que ele chamou de “tripé de ações”. Segundo ele, seu mandato vai trabalhar pela organização do Legislativo e do município, além de cidadania para os jovens. “Para a organização legislativa, apresento o desafio de fazer a reforma do regimento interno, que constitui normas e princípios que regulamentam as funções legislativas, administrativas e fiscalizadoras do parlamento municipal”, discursou. “Precisamos estabelecer, por exemplo, ritos para as audiências públicas e reuniões especiais”, acrescentou.
Quanto à organização do município, Rodrigo Kaboja afirmou que será feita a revisão da Lei Orgânica Municipal, promulgada em maio de 1998. Ele considerou esse o maior desafio para sua gestão e adiantou a criação de uma Comissão Revisora. “Essa comissão deverá preparar a revisão da Lei Orgânica, que será analisada e votada por essa legislatura”, assegurou.

 

 

SERENIDADE
O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), que acompanhou a solenidade ao lado do presidente reeleito, fez um discurso ameno, no qual defendeu a união dos poderes. “Que tenhamos serenidade, coragem e firmeza, é o que a gente pede todos os dias, para que possamos trabalhar por Divinópolis”, afirmou.
O prefeito também assegurou ter a convicção de que a Câmara continua em boas mãos sob a batuta de Rodrigo Kaboja. Lembrou que o presidente reeleito fez parte de seu governo, assegurando que foi de fundamental importância no desenvolvimento de ações importantes. “Tenho certeza que essa Mesa será bem sucedida, profícua e que somará conosco nos objetivos do progresso de nossa cidade”, finalizou.
Também participaram da sessão o vice-prefeito Rodrigo Resende (PDT), o deputado estadual Fabiano Tolentino (PPS), além de secretários municipais, entre eles, Honor Caldas de Farias, que ocupa uma das mais influentes pastas na administração municipal, a Secretaria de Governo. Os deputados Domingos Sávio (PSDB) e Jaime Martins (PSD) enviaram representantes.

 

Crédito: Jotha Lee

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.