quinta-feira, 12 de Abril de 2012 15:27h Carla Mariela

Projeto que cria o Dia do Corredor da ACORD é aprovado na Câmara

Os parlamentares votaram e aprovaram a proposta apresentada pelo vereador Edson Sousa, que tem como objetivo fazer com que atletas possam comemorar no dia 25 de novembro o Dia Municipal dos Corredores de Rua, que é uma homenagem à ACORD

O Plenário Legislativo foi cenário da aprovação de mais um projeto, na última terça-feira, às 14hs. Dessa vez, a proposta aprovada por unanimidade, pelos parlamentares presentes na Casa Legislativa, é de autoria do parlamentar Edson Sousa (PSB), a qual visa à criação da data comemorativa do Dia do Corredor da ACORD (Associação dos Corredores de Divinópolis). Conforme o parlamentar esse projeto é fundamental, uma vez que serve para homenagear todos os atletas que fizeram ou que ainda fazem parte da Associação, e que desenvolvem um trabalho importante que enaltece o esporte no Município de Divinópolis e também em outras regiões.
Ainda de acordo com o vereador, Edson Sousa, essa prática da corrida de rua está gerando uma ação positiva não só em Divinópolis, mas em todo o país. “Hoje em dia são mulheres, jovens, as crianças, as pessoas sexagenárias, alguns iniciam caminhando e, quando sentem que estão aptos a correrem, começam a fazer parte da corrida. Esse esporte é um esporte barato, você precisa somente de um vestiário, de uma vestimenta, um tênis, uma meia, e sair correndo”, afirmou.
O parlamentar acrescenta que esse projeto foi elaborado pelo fato de ser um projeto saudável. “Nós temos corredores, de 76 anos de idade que correm aqui em Divinópolis, e temos corredores de 6 anos de idade, isso incentiva o psicossocial para quem assiste essas corridas, então, nós criamos esse projeto de lei em memória da ACORD, que foi registrada no dia 25 de novembro.  Então, está aprovado, o dia 25/11, passa a ser o Dia Municipal do Corredor em homenagem a ACORD, que tanto vem contribuindo para o movimento sadio para o esporte e levando o nome Divinópolis para todos os municípios brasileiros, em todos os Estados e Distrito Federal de uma forma bastante positiva”, ressaltou.
Qualquer pessoa pode participar da Associação dos Corredores de Divinópolis, mas é preciso que faça um cadastro antes. Caso, o atleta seja menor de idade, o pai ou o responsável também precisa assinar um documento. Além de ter esse cadastro na ACORD, todos os corredores precisam cumprir os regulamentos da corrida.
A ACORD já recebeu diversas homenagens vindas de escolas em agradecimento por palestras relacionadas ao esporte. Já ganhou do 10º Batalhão de Bombeiro Militar de Minas Gerais, o certificado por ministrar uma instrução sobre atividade física e social. Outra homenagem que a Associação recebeu foi o diploma pelo Promotor da Infância e da Juventude de Divinópolis em relação a “Corrida da Galerinha”. Entre as homenagens, está também, a condecoração recebida no dia 23 de junho de 2009, na qual a ACORD, recebeu da Câmara Municipal de Divinópolis, também por iniciativa do vereador Edson Sousa, o prêmio conhecido como “Comenda Esportiva Destaque 2009”. O objetivo desse prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela ACORD e contribuição para o progresso do esporte na cidade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.