Projeto sobre a lavagem de veículos em postos de combustíveis é aprovado na Camara Municipal

Conforme o projeto do vereador, ficará vedado à lavagem nas terças, quintas-feiras, sábados e domingos. O projeto foi aprovado com 09 votos favoráveis, 01 abstenção e 04 votos contrário

O projeto de número CM10/2013 que altera o artigo 1º da lei 6.921/2009, de autoria do parlamentar Nilmar Eustáquio (PP), tem como objetivo controlar a lavagem dos veículos nos postos de combustíveis de Divinópolis. Conforme o projeto de lei do vereador, ficará vedado à lavagem nas terças, quintas-feiras, sábados e domingos em todo o horário de atendimento.
De acordo com, Nilmar Eustáquio, a sua intenção com este projeto não é beneficiar os proprietários de postos, nem funcionários e nem quem utilize desse serviço, esta proposta para ele, é mais uma questão ambiental, pois segundo o vereador, Divinópolis é uma cidade que sofre com a falta de água todo o final de semana. “Nós temos reivindicações de postos de combustíveis, da polícia ambiental, de ambientalistas, no sentido de economizar a água, uma vez que é uma água tratada, e que esta deveria ter mais valor”, destacou.
O vereador ainda acrescentou que esta proposta de lei de sua autoria servirá para principalmente reduzir o desperdício de água e que por isso, ele estava propondo a troca dos dias, como por exemplo, os sábados para a sextas-feiras. O parlamentar esclareceu que antes o motorista poderia lavar os carros na cidade na segunda-feira, na quarta-feira, na sexta-feira e no sábado e sua proposta visa a retirada do sábado modificando para a sexta-feira. Para ele, com a aprovação do projeto, os proprietários dos veículos poderão lavar os carros, na segunda-feira, na quarta e na sexta-feira. Esta é a lei que ele apresentou à casa.
Durante o encontro legislativo, antes da votação do projeto de Nilmar Eustáquio, os parlamentares debateram primeiramente a emenda que foi apresentada ao projeto do mesmo vereador, por Anderson Saleme (PR).
No debate sobre a emenda, o vereador José Wilson, conhecido como Piriquito Beleza (PSD), relatou que gostaria de elaborar uma análise melhor do projeto, uma vez que talvez o ideal seria diminuir nos dias para a lavagem dos veículos passando para dois dias da semana.
Já o parlamentar Dr. Delano Santiago (PRTB), disse que é a favor do meio ambiente, entretanto, é também a favor da diminuição da quantidade de dias para se lavar os carros, indiferente de ser sexta-feira ou no sábado, o vereador defende a ideia que cada um é responsável pelo seu gasto de água e questionou a situação de quem estaria sendo favorecido com o projeto. “Vem a seguinte questão, quem nós estamos favorecendo? É o contribuinte, é o dono do posto, é o empresário, ou é o cliente? Nós ficamos com esta dúvida. A minha opinião é a seguinte: Devemos diminuir a quantidade de dias porque a responsabilidade é de cada um e cada pessoa deve dar a sua contribuição de acordo com a sua consciência, entretanto, se gastarmos a água da nossa casa com certeza nós vamos gastar menos”, enfatizou.
No momento do debate da emenda, o presidente Rodyson Kristnamurti, lembrou a todos os parlamentares que se pronunciaram sobre a emenda, que eles não estavam debatendo ainda sobre o projeto e sim sobre a emenda apresentada por Anderson Saleme.
No final da discussão, o projeto de Nilmar Eustáquio foi aprovado ao todo com 09 votos favoráveis, 01 abstenção e 04 votos contrários.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.