segunda-feira, 3 de Junho de 2013 09:54h Carla Mariela

Projeto sobre execução do hino nacional e municipal no início da reunião de cada mês é aprovado

Parlamentares da Casa Legislativa de Divinópolis aprovaram mais uma proposta de lei.

Parlamentares da Casa Legislativa de Divinópolis aprovaram mais uma proposta de lei. Desta vez, o projeto é de autoria da mesa diretora composta pelo presidente, Rodyson Kristnamurti (PSDB), vice-presidente Marquinho Clementino (PSL), 1º secretário Edimar Máximo (PHS) e 2º secretário Nilmar Eustáquio (PP). A lei CM17/2013 altera a resolução de número 392 de 23 de dezembro de 2008, que dispõe sobre o regimento interno.


De acordo com a justificativa dos membros da mesa, a alteração no projeto visa dar exemplo cívico de patriotismo, iniciando a reunião de cada mês com a execução do hino nacional do Brasil e municipal. Para eles, o patriotismo significa o sentimento de amor e devoção à pátria e aos seus símbolos, os quais são: bandeira, hino e brasão.


Ainda conforme a justificativa do projeto é por meio das atitudes de devoção à pátria, que pode-se identificar um cidadão. Muitas vezes, o nacionalismo é utilizado como seu sinônimo. Ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país ou nação.


O hino nacional brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da república federativa, conforme estabelece o art. 13, § 1º, da constituição. A letra é de Joaquim Osório Duque Estrada e a música é de Francisco Manuel da Silva. Foi a partir de 22 de setembro de 2009, que o hino nacional brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo.

O hino é executado em continência à bandeira nacional e ao presidente da república, ao congresso nacional e ao supremo tribunal federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.

Por fim, os vereadores aprovaram o projeto, de modo que o Poder Legislativo de Divinópolis possa servir de modelo no exercício do civismo, dando mostra de patriotismo e respeito para com os símbolos nacionais.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.