quinta-feira, 1 de Novembro de 2012 13:40h Gazeta do Oeste

Prorrogação da CPI do Cachoeira deve ser confirmada nesta quinta-feira

Apesar do esforço da base aliada do governo federal para finalizar o mais rápido possível a CPI do Cachoeira, está marcada para a sessão desta quinta-feita, no Senado, a leitura do requerimento de prorrogação da comissão por 48 dias. O encerramento dos trabalhos da CPI estava previsto para o  próximo domingo.

Se for aprovada a  prorrogação, o fim das atividades da CPI coincidiria com o da sessão legislativa de 2012, em 22 de dezembro. Parlamentares de oposição, no entanto, queriam um prazo maior, de 180 dias, que levaria as investigações da CPI ao próximo ano.
Para a confirmação da prorrogação, não é necessário que o requerimento seja votado. O pedido só precisa ter as assinaturas de pelo menos um terço dos parlamentares de cada casa do Congresso – 27 senadores e 171 deputados. O requerimento foi protocolado nessa quarta-feira (31) na Mesa do Congresso Nacional, mas a prorrogação depende de leitura no plenário do Senado. O processo de conferência de assinaturas impediu que isso ocorresse ainda nessa quarta.
A prorrogação da CPI por 48 dias é defendida pelo relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), e pela base aliada do governo. A outra proposta de prorrogação, defendida por oposicionistas e parlamentares independentes, não obteve o número mínimo de assinaturas na Câmara dos Deputados.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.