quinta-feira, 29 de Setembro de 2011 09:43h Atualizado em 29 de Setembro de 2011 às 09:47h. Flávia Brandão

PSD consegue registro

Em Divinópolis já confirma apoio a reeleição de Vladimir.Fabiano Tolentino e Edmar Rodrigues deixam PRTB para ingresso na nova sigla

A corrida contra o tempo para formação do Partido Social Democrático (PSD), mesmo após o escândalo de fraude em algumas assinaturas, logrou êxito na última terça-feira (27) com o deferimento do registro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sigla, que tem o número 55 como identificação é agora o 28º partido do Brasil. Em Divinópolis, o fato já provoca mudanças com a saída do PRTB do deputado estadual, Fabiano Tolentino - que agora será membro da Executiva Estadual do PSD - acompanhado do vereador Edmar Rodrigues. Segundo o presidente da Comissão Provisória do PSD em Divinópolis, o jornalista e diretor de Comunicação da Câmara Municipal, Flávio Ramos, agora é hora de “correr atrás de novas filiações”, e adiantou que o partido já consolidou o apoio a reeleição de Vladimir Azevedo (PSDB).


De acordo com Ramos o PSD já “começa grande” e irá mudar a composição das forças da política partidária no Brasil. “Já teremos de início a filiação de 55 deputados federais. Aqui em Minas Gerais teremos a participação de seis a sete deputados estaduais e entre eles a presença do deputado estadual Fabiano Tolentino”, disse. O jornalista disse que agora o trabalho será correr atrás de novas filiações para compor a chapa de vereadores para o pleito de 2012 e anunciou o ingresso do vereador Edmar Rodrigues.  “A novidade é a filiação do vereador Edmar Rodrigues. Ou seja, o PSD já começa com uma representação na Câmara Municipal de Divinópolis. A partir de agora é uma corrida contra o tempo já que temos até 7 de outubro para apresentar as filiações”, explicou.


Migração


O deputado estadual Fabiano Tolentino, que já tinha afirmando em agosto que sairia do PRTB se o PSD obtivesse o registro, relembrou ontem (28), em entrevista a Gazeta do Oeste, que a mudança é em face de um “pedido do governador do Estado, Antônio Anastasia, para apoio em 2014 a candidatura de Aécio Neves” a presidência do Brasil.


O parlamentar estará à frente da Executiva Estadual e conta que os deputados estaduais, Cássio Soares (PRTB), Hélio Gomes (PSL), Fábio Cherem (PSL), Doutor Wilson Batista (PSL), Neider Moreira (PPS), Gustavo Valadares (DEM), irão também compor a nova sigla.  De acordo com a Resolução no 22.610/2007 TSE - que disciplina o processo de perda de cargo eletivo, bem como de justificação de desfiliação partidária - a mudança de sigla nesse caso é permitida, visto que é considerada “justa causa” no caso da criação de um novo partido.  Nesse sentido, o TSE determina o prazo de 30 dias, após a data da criação, para que os políticos com mandato mudem para a nova legenda, sem ser considerados infiéis. No entanto, os vereadores e prefeitos, em mandato, devem fazê-lo até o dia 07 de outubro para estarem aptos a concorrerem em 2012. 


A reportagem entrou em contato com a assessoria do vereador Edmar Rodrigues, mas o parlamentar estava em viagem. No entanto, o deputado Fabiano Tolentino também confirmou a migração de Edmar e citou outros nomes, que estarão juntos ao partido como: a ex-vereadora e atualmente Secretaria Adjunta de Planejamento Orçamentário, Dorzinha; Júlio César, da ACID; Aristides Rodrigues Filho (Tide).


Candidaturas


A respeito de lançamento de candidatura a prefeito, Flávio Ramos conta que o partido não lançará candidato a prefeito, visto que está definido o apoio a reeleição de Vladimir Azevedo (PSDB). “A prefeito não iremos lançar candidatos. Já está estabelecida essa aliança com o PSDB nas eleições municipais para prefeito”, explicou.


Apresentação


Após o dia 07 de outubro, Flávio Ramos disse é certo que o PSD de Divinópolis irá fazer uma apresentação oficial no município com o deputado Fabiano Tolentino, o vereador Edmar Rodrigues e provavelmente até a chapa oficial de vereadores, que irá concorrer às eleições de 2012.  “Agora é trabalhar e transformar o PSD no maior partido de Divinópolis, nossa meta é essa. Conseguir o maior número de filiações” salientou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.