terça-feira, 7 de Fevereiro de 2012 09:03h Atualizado em 7 de Fevereiro de 2012 às 10:34h. Flávia Brandão

PT faz 32 anos e presidente da Nacional marca presença em Divinópolis

Beto Cury, diz que município é prioridade nas eleições e grandes lideranças petistas se farão presentes

No próximo dia 10, sexta-feira, o Partido dos Trabalhadores (PT) comemora 32 anos de existência no Brasil. Dentro das festividades do aniversário está programada a visita do presidente da Nacional do PT e deputado estadual (SP), Rui Falcão, a Divinópolis no próximo dia 13, segunda-feira, para encontro com lideranças petistas do Centro-Oeste. A informação foi repassada ao jornal Gazeta, ontem (6), pelo pré-candidato ao Executivo Municipal, Beto Cury.  
Beto Cury destacou a trajetória do PT nesses 32 anos, citando que hoje a sigla é o maior partido de esquerda do Ocidente, que tem 89 deputados federais, 14 senadores, centenas de deputados estaduais, prefeitos e milhares vereadores.  “Nesses 32 anos de existência, com erros e muitos acertos o PT se afirma como um partido, que privilegia a luta pela construção da democracia de uma sociedade mais justa e inclusiva, com distribuição de renda e justiça social, com um projeto de desenvolvimento do país e de inserção soberana no cenário internacional, portanto temos muito a comemorar nesses 32 anos”, ressaltou.  Cury citou ainda o fato do PT estar na presidência da república desde 2003 “transformando o país em uma grande nação, onde “o crescimento e o desenvolvimento econômico são combinados com distribuição de renda e com inclusão social”.
O pré-candidato citou que essa visita do presidente da legenda a cidade reafirmar o significado e a importância de Divinópolis para o PT.  “Vamos receber o deputado Ruy Falcão, presidente nacional do PT, para um almoço, onde estarão presentes prefeitos, vereadores e lideranças do partido de toda a região Centro-Oeste e o deputado estará conosco reafirmando o significado e a importância de Divinópolis como cidade estratégica para o fortalecimento do PT e o nosso projeto de transformação do país”, disse.
Dentro da programação da visita, Beto Cury diz que o presidente deverá chegar a Divinópolis, por volta das 12h30, no aeroporto Brigadeiro Cabral, ocasião em que irá conceder entrevista coletiva a imprensa e depois se dirigirá ao almoço de confraternização. A tarde, Falcão segue para região metropolitana de Belo Horizonte, onde terá encontro com a prefeitura de Betim, Maria do Carmo Lara, e a noite participa de jantar comemorativo com deputados federais, estaduais, vereadores e prefeitos do PT Minas Gerais.
Eleições 2012
  A reportagem questionou se essa presença do presidente do PT sinaliza que no pleito eleitoral, da mesma forma, terá outras lideranças, que se farão presentes. Em resposta, Cury disse que Divinópolis tem grande importância socioeconômica, política e cultural na região Centro-Oeste e é sim prioridade para o PT Nacional.  “Já há inclusive resolução do Diretório Nacional estabelecendo as cidades, que são prioridades para o PT e Divinópolis está entre elas”, declarou.
Beto Cury diz que essa prioridade é justificada por vários fatores e entre eles citou: o fato de Divinópolis ser cidade pólo da região Centro-Oeste de Minas; de atualmente ser dirigida pelo PSDB, que é o principal adversário partidário do projeto nacional do PT; e pelos diversos recursos do Governo Federal, que aportaram no município no Governo Lula e Dilma.  “Podemos citar a Universidade Federal, o CEFET, o Restaurante Popular, o Minha Casa Minha Vida, as obras de infraestrutura do PAC, a trincheira. Para ter uma dimensão no ano de 2011 foram aportados de recursos federais, em Divinópolis, um montante da ordem de 102 milhões na saúde, na educação, na infraestrutura, na cultura, na assistência social e, portanto Divinópolis é de fato prioridade”, declarou Cury.
Presenças petistas
Cury disse que a presença do presidente da nacional, Rui Falcão, é de fato a primeira de várias outras de lideranças petistas, que virão à Divinópolis para reafirmar essa decisão do Diretório Nacional de ter o município como uma “cidade estratégica, importante e fundamental para o PT”. Nesse contexto ele adiantou que no dia 08 de março, em local ainda a ser definido, haverá comemoração do PT Divinópolis para homenagear algumas personalidades públicas do partido como o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o ex-ministro e hoje assessor no Instituto Lula, Luíz Dulci, e a prefeitura de Betim, Maria do Carmo Lara. Na ocasião, Frei Leonardo também será homenageado pelo partido. “É uma figura querida da cidade, que não é militante do PT, mas sua trajetória de vida tem identidade com a causa humanista de um mundo melhor e mais justo”, justificou Cury a homenagem.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.