segunda-feira, 15 de Outubro de 2012 10:47h Atualizado em 15 de Outubro de 2012 às 10:58h. Carla Mariela

Quase metade dos prefeitos de Minas foram reeleitos

As eleições para o cargo de prefeito, por exemplo, foram disputadas ao todo, por 2.217 candidatos. Outros 114 não puderam concorrer por se encontrarem “inaptos”, conforme a Justiça Eleitoral.

Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), dos 347 candidatos a prefeito de Minas Gerais que pleiteavam vagas para a reeleição, 171 foram escolhidos pela população.

 


O levantamento dos dados realizado pelo TRE, não contemplou alterações ocorridas nestes últimos anos no exercício dos mandatos na prefeitura, exemplo disso, são os falecimentos, as renúncias e cassações pela Câmara Municipal, porque esses dados não são informados à Justiça Eleitoral.

 

As eleições para o cargo de prefeito, por exemplo, foram disputadas ao todo, por 2.217 candidatos. Outros 114 não puderam concorrer por se encontrarem “inaptos”, conforme a Justiça Eleitoral.

 

Em Divinópolis, o prefeito vitorioso foi Vladimir Azevedo (PSDB). Ele obteve 43.545 votos, sendo que pela 1ª vez, um prefeito é reeleito na cidade. Em entrevista a Gazeta do Oeste, Vladimir Azevedo, relatou que estava confiante nessa vitória, por ter realizado um mandato sério. “Fiz um mandato com muita dedicação e com muitos avanços. Durante a campanha tive a oportunidade de mostrar tudo que nós fizemos e pude mostrar a importância de Divinópolis com a união madura das grandes lideranças políticas da cidade. Agora é seguir, fazer mais e fazer melhor. Eu recebo essa vitória com muita responsabilidade, alegria e entusiasmo para trabalhar, entendendo que sou o primeiro prefeito reeleito da história de Divinópolis”, destacou.

 

Vladimir Azevedo aproveitou para falar sobre a concretização do seu plano de governo. Ele disse que vai dar continuidade as trabalhos. “Nós vamos priorizar a questão da saúde, colocar esse complexo que nós estamos fazendo para funcionar já no ano que vem, com o hospital, com a UPA que já funciona em uma primeira fase. Esse projeto de despoluição do Rio Itapecerica, que a população entendeu que era o caminho que nós tínhamos. Projetos estruturantes nos nossos bairros, vamos dar sequência em vários bairros que não conseguimos chegar, projetos de pavimentação e calçamentos de vários bairros, então, essa estruturação é fundamental. Obras emergenciais já estão acontecendo como, por exemplo, aquela travessia ali no canal da Avenida Paraná que já está em obras. Nós vamos dar sequência em todos os trabalhos”, declarou o prefeito reeleito em Divinópolis.

 


Aqueles que estavam candidatando aos cargos de vereadores, segundo o TRE/MG, dos 5.695 candidatos à reeleição, 3.054 conseguiram se reeleger. As informações não contemplam alterações nas composições da Câmara, que não são comunicadas a Justiça Eleitoral. Em Divinópolis, entre os 17 vencedores, cinco vereadores que tentavam a reeleição, venceram. Foram eles: Hilton de Aguiar (PMDB), Adair Otaviano (PMDB), Edmar Rodrigues (PSD), Rodyson do Zé Milton (PSDB) e Anderson Saleme (PR).

 

Em Minas Gerais foram eleitos 8.440 vereadores. Disputaram a eleição para o cargo 66.455 candidatos. Além, destes, 3.768 candidatos foram considerados inaptos para a disputa.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.