sábado, 19 de Outubro de 2013 05:50h Carla Mariela

Recadastramento biométrico

Posto móvel para o cadastro biométrico estará na próxima terça-feira em frente ao Corpo de Bombeiros.

Foi no início deste mês que o ônibus itinerante, para a realização do recadastramento biométrico em Divinópolis, foi lançado. O objetivo principal é atender a população de bairros distantes e as comunidades rurais. Depois de iniciar o atendimento aos cidadãos de Santo Antônio dos Campos (Ermida), o ônibus foi para o bairro Icaraí. Na próxima terça (22), o posto móvel já estará instalado em frente ao Corpo de Bombeiro para atender moradores daquela região.
De acordo com Cleiton Pinto Moreira, analista judiciário, que estava coordenando os trabalhos biométrico no bairro Icaraí, na terça-feira (15) foram atendidas aproximadamente 245 pessoas no posto móvel. Na quarta-feira (16) foram atendidas aproximadamente 270. Na quinta-feira (17) o atendimento, segundo ele, diminuiu um pouco devido à chuva. Sobre o atendimento em Ermida, ele informou que foram atendidas quase 1.000 pessoas.
Cleiton Pinto esclarece que o recadastramento biométrico é obrigatório, todo eleitor de Divinópolis tem que fazer porque senão o título é cancelado. O ônibus, conforme o analista, é uma facilitação para os eleitores não precisarem de se deslocar até o cartório central.
O ônibus itinerante foi feito por meio de encomenda ao Tribunal Regional Eleitoral e conta com equipamentos preparados para a coleta das impressões digitais e das fotos dos eleitores que forem fazer o recadastramento biométrico. Equipado com nove guichês, seis na parte interna e três na parte externa, o veículo possui também gerador próprio de eletricidade para contingência, cabeamento para comunicação de dados e ar condicionado.
Conforme o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), Antônio Carlos Cruvinel, a criação deste ônibus destinado para o recadastramento biométrico, era uma preocupação recorrente para que houvesse com eficácia o atendimento de regiões distantes da sede eleitoral.
Ainda segundo ele, há um plano estratégico para melhorar ainda mais o recadastramento. “Eu vou deixar para as futuras administrações, um plano estratégico de cinco ou mais anos para frente. Estarão inseridos neste plano estratégico, mais cinco ônibus deste, porque Minas Gerais é muito grande”, concluiu.
Por fim, o próximo ponto para o atendimento ao cadastro biométrico será em frente ao Corpo de Bombeiro, no bairro Bom Pastor. O atendimento neste local começará na terça-feira e vai até sexta-feira (25).

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.