Recadastramento está na reta final e já atinge 119.098 do eleitorado de Divinópolis

119.098 eleitores do município já se cadastraram. Segundo a coordenadora do cartório eleitoral, Cíntia Greco, este dado corresponde a 75,12% do eleitorado. Hoje o trabalho de atendimento inicia no bairro Esplanada até a sexta-feira. Do bairro Esplanada, o

O recadastramento biométrico garante ainda mais segurança dos eleitores brasileiros na hora de votar. Para a eleição de 2014, o recadastramento biométrico em Divinópolis dispôs recursos digitais para o atendimento. No município, o cadastro já está chegando à fase final e a reportagem da Gazeta do Oeste entrevistou a coordenadora do cartório eleitoral, zona 103ª, Cíntia Greco, para saber sobre os últimos detalhes deste atendimento.

 


Segundo Cíntia Greco, até o último balanço, compareceu ao cartório eleitoral de Divinópolis, um total de 119.098 eleitores, que corresponde a 75,12% do eleitorado.

 


Ainda conforme Greco, estes dados totais recentes são referentes aos três postos de atendimento: do cartório da rua sete de setembro 818, o da avenida 1º de junho 218 no antigo Posto de Serviços e Informações Úteis (Psiu), e o ônibus itinerante que foi inaugurado em Santo Antônio dos Campos (Ermida) para contribuir com o atendimento aos bairros mais distantes e comunidades rurais.
Para a coordenadora, é importante que quem ainda não compareceu ao local para fazer o recadastramento, compareça o mais rápido possível, porque o último dia para o cadastro é dia 29 de novembro, lembrando que a biometria se iniciou no dia 15 de maio. De acordo com a coordenadora quem não for ao cartório achando que o prazo será prorrogado, o título será cancelado, porque não haverá nova data para o cadastro. Ela reafirma que 29 é o último dia.

 


Ainda quanto ao ônibus itinerante para a colaboração no recadastramento, este, começou a atender em Ermida, depois foi para o bairro Icaraí, depois foi para frente do Corpo de Bombeiros no bairro Bom Pastor, e hoje inicia o trabalho de atendimento no bairro Esplanada até a sexta-feira. Do bairro Esplanada, o posto móvel será instalado por uma semana no bairro São José e por fim ficará instalado por duas semanas no bairro Porto Velho.


Agendamento para o mês de novembro

 


Conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), para o mês de novembro o agendamento já está aberto com sete mil vagas disponíveis. O atendimento será feito nos dois locais, na avenida Sete de Setembro, 818, e na avenida 1º de junho, 218. Para agendar o recadastramento, o interessado deve acessar o portal do TRE (www.tre-mg.jus.br), clicar no link “Agende aqui o seu recadastramento em Divinópolis” (dentro de Outros Destaques) e preencher os dados do sistema de agendamento, podendo escolher o melhor dia, local e horário para comparecimento. Na sede dos cartórios (na avenida Sete de Setembro), os eleitores podem se recadastrar também aos sábados, de 13h às 18h, sem necessidade de agendamento.
Em caso de dúvidas, o eleitor deve ligar para o Disque-Eleitor pelo número 148. A ligação tem custo local.

 


Relembrando os documentos:


O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identidade original, comprovante de endereço (água, luz, telefone etc.) anterior a 15 de fevereiro de 2013, certificado de reservista (para homens maiores de 18 anos que forem fazer o título pela primeira vez), CPF e título de eleitor (se tiver). O recadastramento biométrico é obrigatório e quem não o fizer terá o título cancelado.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.