Representantes do Comitê da Bacia do Rio São Francisco se reúnem em Divinópolis

A eleição para eleger os próximos membros do comitê foi um dos assuntos discutidos no encontro ocorrido na tarde de ontem.

No dia 31 desse mês será encerrado o prazo para as  inscrições dos futuros membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco,CBHSF. Podem se inscrever representantes de usuários captadores de água de rios, além de prefeituras, entidades, instituições e outras organizações da sociedade civil que atuam na proteção dos recursos hídricos, do meio ambiente de forma geral e na promoção de ações, como a coleta seletiva.

Ao total 62 vagas serão preenchidas, os eleitos estão responsáveis pelo debate e deliberação sobre questões relativas ao uso das águas do Rio São Francisco. Conforme Sílvia Freedman Durães, representante do comitê, a reunião ocorrida na tarde de ontem no município foi para mobilizar
todos os segmentos que compõe o CBHSF. A intenção é que essas pessoas participem das eleições pela qual será escolhida a comissão para atuar frente a bacia do rio São Francisco durante os próximos três anos.

Durães, explica ainda que após o encerramento das inscrições haverá a realização das plenárias eleitorais, ou seja reuniões onde os candidatos e instituições inscritas serão analisadas e votados, dessas plenárias é que sairão os nomes eleitos.

Desse encontro participaram representantes de meio ambiente de outros municípios vizinhos a Divinópolis, representantes da Copasa além de associações e instituições ligadas ao Rio São Francisco. Na apresentação do comitê a equipe destacou principalmente a necessidade dos municípios mineiros de participarem ativamente das questões referentes á água no Estado. “Nos sete estados da bacia hidrográfica contamos hoje com 62 membros, deste numero 20 deles são de Minas Gerais. Outra situação de relevância é que 100% da água produzida pelo São Francisco que vai para a calha do São Francisco e desaguá no Oceano Atlântico, tem uma contribuição de 73% do Estado de Minas Gerais, ficando somente 28% para os demais Estados. Por isso é importante que toda a comunidade, usuários de água, poder público municipal e estadual venham fazer parte deste novo mandato do comitê São Francisco” afirma Durães.

Também durante a reunião foram repassadas a comunidade informações de como esta sendo executada os recursos da cobrança pela água do São Francisco e a execução que a Agência de Águas está fazendo. Além da equipe ter pessoalmente esclarecido as dúvidas dos candidatos a respeito do processo eleitoral
Para conhecer o edital completo e obter outras informações, os interessados podem acessar o site www.cbhsaofrancisco.org.br.

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

O CBHSF é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na intenção de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.