Minas Gerais

Restaurante Popular atende população em vulnerabilidade social de Pitangui

O sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, há décadas atrás já dizia: “quem tem fome, tem pressa”. Num Brasil pós pandemia e com um contingente de mais de 13 milhões de pessoas desempregadas ou desalentadas, a insegurança alimentar é uma triste realidade que voltou a se impor e flagela milhões todos os dias.

           Em Pitangui, cidade da região Centro-oeste de Minas, pessoas em vulnerabilidade social e atendidas pelo CRAS contam com o suporte da prefeitura e todos os dias, de segunda a sexta, são atendidas pelo Restaurante Popular que oferece o almoço gratuitamente.

           O projeto teve início em setembro do ano passado e serve, mensalmente, uma média de quatro mil refeições. Inicialmente o Restaurante Popular de Pitangui, que recebe o nome de “Antônio Guilherme Ferreira, atendia 100 pessoas. Hoje já são mais de 200 pessoas atendidas todos os dias.

          Gente como a Amanda de Faria Almeida que é mãe de duas meninas pequenas e almoça com elas todos os dias no Restaurante Popular. Ela diz que essa iniciativa tem ajudado bastante à sua vida e fica feliz com o Restaurante Popular não só por ofertar comida à sua família, mas, também, a outras pessoas que não têm condições de comprar sequer uma cesta básica ao mês.

          “É muito bom ter porque muitas pessoas passam fome e necessidade, sem conseguir comprar o alimento. Eu conheço muitos assim que vão lá, comem lá”, explica Amanda.

           No mês de junho, por determinação da prefeita Maria Lúcia Cardoso, os membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pitangui, Ascat, e outros trabalhadores que lidam com a coleta seletiva passaram a receber marmitas com o almoço do Restaurante Popular diariamente.

           A alimentação servida no Restaurante Popular é balanceada e acompanhada por nutricionista. Tudo para oferecer um alimento nutritivo e que faça bem. Satisfazendo e deixando as pessoas mais saudáveis.

Modelo

              O Restaurante Popular de Pitangui se constitui numa experiência exitosa e o trabalho desenvolvido na cidade tem chamado a atenção. No mês de maio a prefeita Maria Lúcia Cardoso recebeu uma comitiva da Prefeitura de Divinópolis, liderada por Juliana Coelho, secretária de assistência social. O município vizinho quer reativar o seu Restaurante Popular e veio a Pitangui entender como o trabalho vem sendo realizado na cidade.

            “Sem dúvida nenhuma o Restaurante popular é um importante instrumento no combate à fome e a insegurança alimentar. Além, é claro, de ser um espaço de acolhida as pessoas em vulnerabilidade social”, pontua a prefeita Maria Lúcia Cardoso. 

           O refeitório do Restaurante Popular de Pitangui foi instalado no prédio que abrigava o antigo “Sopão” no Bairro Padre Libério. Todos os inscritos no CRAS têm acesso à alimentação de forma gratuita no Restaurante Popular.

Fonte: Prefeitura de Pitangui

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EvnrCTxBrD4BH8r2iZerj1

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.