terça-feira, 24 de Maio de 2011 16:50h Comunicaç?o Social Câmara Municipal Divinópolis

Resumo de pronunciamentos do dia 24 de maio de 2011

O Vereador Andersom Saleme (PR) abriu seu pronunciamento falando da importância de projetos sociais como o projeto Fazendo Arte que foi apresentado na Tribuna Livre pela coordenadora Lenir de Castro.  Andersom Saleme falou sobre a importância de se sustentar os pilares sociais e chamou a atenção para a inclusão social, como um dos mais importantes destes pilares. Andersom Saleme falou também sobre importante seminário que será realizado amanhã em Divinópolis, com promoção da APAE, justamente para discutir questões que envolvem ações de inclusão social.

 

 

O Vereador Roberto Bento (PT do B) utilizou seu pronunciamento para falar de sua preocupação com a possibilidade de que um número excessivo de multas esteja sendo aplicado em Divinópolis. O parlamentar teme que este cenário possa prejudicar não só os munícipes, mas também o turismo comercial da cidade. Roberto Bento diz que não tem nenhuma crítica pessoal contra os diretores ou agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, mas que não pode permitir que uma fábrica de multas seja instalada na cidade.  O Vereador anunciou que irá fazer um estudo aprofundado sobre a questão e que irá inclusive a outros municípios para buscar informações sobre o funcionamento de órgãos gestores de trânsito. Roberto Bento disse ainda que havendo necessidade, uma Comissão Parlamentar de Inquérito poderá ser instaurada para apurar qualquer irregularidade detectada.

 

O Vereador Beto Machado (PSDB) abriu sua fala parabenizando o Projeto “Fazendo Arte” que foi tema da Tribuna Livre ao ser apresentado pela coordenadora Lenir de Castro. Beto Machado comemorou o sucesso do projeto e contou que sempre esteve envolvido com o mesmo já que se trata de projeto de relevante valor social. Em seguida, o vereador citou outro projeto social que é desenvolvido no município: o Pró-Casa. Este trabalho é realizado pela equipe da Paróquia de Nossa Senhora da Guia e visa ajudar famílias carentes através do fornecimento de materiais de construção para reforma e construção de casas.  Finalizando, Beto Machado comemorou o sucesso da primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos e Compositores que foi realizada na noite da segunda-feira, dia 23. Beto Machado disse que os resultados serão encaminhados para o Ministério Público já que foi constatado que a Ordem dos Músicos do Brasil não presta contas de como é gasto dinheiro arrecadado através da taxa cobrada para que estes possam exercer sua profissão. Foi verificado também que o ECAD também cerca de mistério os seus repasses. Beto Machado lamentou a ausência do Secretário de Meio-Ambiente Pedro Coelho na reunião, já que uma das reclamações apresentadas pelos músicos diz respeito à dificuldade de se apresentar em Divinópolis por causa da legislação que regula a emissão de ruídos.

 

 

O Vereador Edson Sousa (Sem Partido) voltou a criticar a proposta de terceirização de tratamento da rede de esgoto do município. Edson diz que o que está sendo feito é um assalto à população e que o grupo político que administra a cidade estaria fazendo uma manobra para desviar a atenção das discussões em torno desta questão. Edson Sousa diz que um dos aspectos desta possível manobra seriam as ameaças de pedir a cassação de seu mandato. Édson Sousa diz que não teme perder mandato, mas teme perder a “vergonha na cara”. O Vereador teceu também pesadas críticas ao Deputado Federal Domingos Sávio (PSDB) e acusou o parlamentar de difamação, já que o mesmo teria dito que o parlamentar não “está bem da cabeça”. Edson afirmou em plenário que Domingos tem até quinta-feira para mandar uma equipe médica para avalia-lo, caso contrário irá se posicionar de outra forma. Edson Sousa finalizou o seu pronunciamento apontando pontos da negociação para tratamento do esgoto no município com os quais não concorda e criticou mais uma vez o posicionamento do Prefeito Vladimir Azevedo diante da questão.

A Vereadora Heloisa Cerri (PV) abriu seu pronunciamento lamentando que duas mulheres tenham sido assassinadas de maneira cruel durante o fim de semana em Divinópolis. Em seguida, Heloisa Cerri falou sobre o posicionamento adotado pela Fundação Voluntários da Comunidade, criada na época em que se iniciaram as discussões em torno do tratamento do esgoto no município, quando foram coletadas assinaturas de populares que se mostraram favoráveis à municipalização e não à terceirização. Heloisa Cerri informou ainda que diferente do Prefeito Vladimir Azevedo, a entidade manteve seu posicionamento, o que foi confirmado através de um comunicado divulgado pela Voluntários da Comunidade que foi lido em plenário pela parlamentar. Ao término do seu discurso a Vereadora apresentou alguns questionamentos ao líder do Prefeito, para os quais ainda aguarda resposta.  Heloisa pergunta sobre o envio do Plano de Carreira dos Servidores da Saúde, compra de ultrasom para exames de mulheres na rede pública e implantação de licença maternidade de 180 dias para servidoras municipais.

 

 

O Vereador Geraldinho da Saúde (PR) abriu seu discurso falando sobre a importância da maturidade política para que os assuntos de interesse público sejam discutidos de maneira a gerar resultados.  O Vereador afirmou que a cidade precisa de Hospital Público, mas que precisa também de investimentos em outros setores com o econômico e o social ou o próprio setor de saúde irá sentir os efeitos da falta de políticas públicas que atinjam estes segmentos. O parlamentar criticou a dificuldade de se atrair novos investimentos para o município e cobrou uma postura mais eficiente dos agentes públicos no que diz respeito aos atrativos que devem ser oferecidos para que grandes empresas, que paguem bons salários se instalem em Divinópolis. Geraldinho lembrou ainda que a instalação de novas empresas foi   anunciada várias vezes em Divinópolis, mas que em nenhum momento isto se concretizou.

 

O Vereador Milton Donizeti (PRTB) se pronunciou sobre a necessidade de abertura da Rua Beira Alta no bairro São Luís. O Vereador entende que esta é uma importante via de acesso e que sua abertura e pavimentação causariam significativo impacto no trânsito daquela região. Milton Donizeti informou também que esteve visitando a região dos bairros Terra Azul e Maria Peçanha e que constatou urgência na necessidade de se pavimentar as linhas de ônibus desta região. Em seu pronunciamento o Vereador Milton Donizeti falou também sobre a importância das Redes Sociais como ferramenta que aproxima comunidade e vereadores, sendo, portanto, um excelente canal de comunicação. Milton Donizeti finalizou seu pronunciamento falando de maneira positiva sobre a primeira Reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Músicos e disse que aguarda o desdobramento dos assuntos discutidos.

 

 

O Vereador Adair Otaviano (PMDB) informou em plenário que foi contatado pela assessoria do Senado já que houve interesse em lei de sua autoria que trata sobre o “Dia de Fazer a Diferença”. A lei define um dia específico quando as ações solidárias serão incentivadas e o interesse do Senado é o de transformar a iniciativa em uma lei nacional, para que ações como esta, sejam incentivadas em todo o país. Adair Otaviano disse estar muito feliz que seu trabalho como legislador esteja dando frutos e informou que também a cidade de Formiga utilizou a sua lei antibullying como referência para implantação de uma legislação similar naquele município. Adair Otaviano denunciou também que existem pessoas tentando se aproveitar de obras de calçamento, muitas vezes paga pelos moradores, para fazer política eleitoreira.

 

O Vereador Rodyson do Zé Milton (PSDB) iniciou seu pronunciamento comemorando o sucesso da cavalgada Cidade Amiga Carmo do Cajuru que foi realizada no último final de semana. O Vereador agradeceu aos vários parceiros que possibilitaram a realização do evento, em especial à Direção do Sindicato Rural de Divinópolis que cedeu o Parque de Exposições para recepção dos cavaleiros. O Vereador informou ainda, que está envolvido agora na organização da tradicional cavalgada de aniversário da cidade que ocorre no dia Primeiro de Junho. Rodyson informo que já esteve reunido com a Aliança da Cidadania, onde foram definidas as regras para a realização do evento que deverá ocorrer de forma organizada e mais segura. O parlamentar informou também que para participar do evento é necessário inscrição prévia que pode ser feita na Selaria Quatro patas ou no Parque da Ilha. Rodyson tranqüilizou também os moradores do bairro São Francisco informado que as obras de saneamento que foram interrompidas serão retomadas na próxima quinta-feira.  Finalizando, o Vereador ressaltou mais uma vez a parceria firmada com a Deputado Estadual Luzia Ferreira que deverá gerar bons frutos para Divinópolis.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.