segunda-feira, 31 de Agosto de 2015 11:29h

Reunião vai discutir absorção de cursos pela Uemg

Realizada pela Comissão de Educação da ALMG, reunião vai abordar também autonomia, concurso e reeleição de reitor

Debater os resultados do processo de absorção e a situação atual das unidades e cursos incorporados à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove na terça-feira (1°/9/15), às 14h30, no Auditório. A reunião vai discutir também questões relativas à autonomia administrativa e financeira da universidade, a reeleição de reitor e a realização de concurso público para a instituição. Assinam o requerimento o presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT), e o deputado Arnaldo Silva (PR).

Arnaldo Silva destaca como fundamental uma discussão aprofundada sobre a necessidade de realização de concurso público para a instituição. “A maioria dos professores da Uemg é contratada por um período de um ano. Muitos não desenvolvem algum projeto educacional duradouro porque não têm garantias de permanência na instituição”, diz o parlamentar.

Outra preocupação do autor do requerimento é a necessidade de eleição para reitor e para os diretores dos campi. Atualmente, esses cargos são ocupados por indicação. O deputado Arnaldo Silva defende eleição direta com a participação do corpo docente e discente.

Ele também é favorável à maior autonomia administrativa e financeira para cada campus. “Hoje, se uma unidade precisa comprar um pneu, tem que solicitar à reitoria. Enquanto isso, o carro fica parado. Somos a favor de uma autonomia de gerenciamento de despesas locais e necessárias para o funcionamento diário da unidade”, conclui.

Convidados – Foram convidados a participar da audiência o reitor da Uemg, Dijon Moraes Junior; o subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Márcio Rosa Portes; o presidente do Sindicato dos Professores da Uemg (Sinduemg), Elias José Lopes de Freitas; o diretor da Fundação Educacional de Ensino Superior de Frutal (Uemg Frutal), Allynson Takehiro Fujita; a professora Ana Lázara Chagas, da Fundação Educacional de Ensino Superior de Frutal (Uemg Frutal); e o professor da Fundação Educacional de Ensino Superior de Frutal (Uemg Frutal), Rodrigo Furtado Costa.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.