Saneamento básico é tema de debate na Comissão de Infraestrutura

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realizada, nesta segunda-feira (25), o sexto ciclo de debates da agenda sobre "Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país". A audiência vai abordar o tema "Água: gerenciamento e utilização. Sanea

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realizada, nesta segunda-feira (25), o sexto ciclo de debates da  agenda sobre "Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país". A audiência vai abordar o tema "Água: gerenciamento e utilização. Saneamento básico: principais gargalos e soluções".
O diretor da Área de Gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Lopes Varella Neto, e o presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, José Galizia Tundisi, vão debater com os senadores as políticas públicas, os investimentos para o setor e o que está sendo feito para expandir e modernizar os serviços para a população.
De acordo com o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos elaborado pela ANA, o Brasil até apresenta uma situação confortável, em termos globais, quanto à oferta de água, com disponibilidade hídrica satisfatória em relação a outros países. Porém, apesar deste aparente conforto, a distribuição dos recursos é extremamente desigual. Cerca de 80% da disponibilidade hídrica estão concentrados na região hidrográfica amazônica, onde está o menor contingente populacional do país.
Segundo o censo demográfico do IBGE de 2010, apenas 61% da população urbana brasileira é atendida por rede coletora de esgoto. Comparado com o censo de 2000, houve aumento de cerca de 8% da cobertura de rede. Entre 2000 e 2008, o percentual de esgoto tratado em relação ao coletado aumentou 10%. Todavia, ainda há acentuadas diferenças entre as regiões, com índices de tratamento de 78,4% em São Paulo e de 1,4% no Maranhão, por exemplo.
Agenda
A comissão já debateu com especialistas temas como aviação regional, petróleo e gás, portos, transportes, energia eólica e telecomunicações. O pedido para realização da audiência desta segunda-feira partiu do presidente da CI, senador Fernando Collor (PTB-AL).
A reunião está marcada para 18h, no plenário 13 da Ala Alexandre Costa do Senado Federal.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.