quarta-feira, 11 de Janeiro de 2012 12:22h Flávia Brandão

Secretária de Desenvolvimento Econômico com visita marcada a Divinópolis

Dorothea Werneck terá agenda com lideranças empresariais e prefeitos do Centro-Oeste

No dia 28 de fevereiro, a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, estará em Divinópolis para discutir assuntos pertinentes ao desenvolvimento econômico de municípios da Região Centro-Oeste. De acordo com o presidente da FIEMG, Afonso Gonzaga, o encontro será realizado na sede da Federação, sendo que na parte da manhã a Dorothea irá se reunir com lideranças empresariais e a tarde com os prefeitos do Centro-Oeste.
A visita a Divinópolis foi acertada na última quinta-feira (5) durante audiência solicitada pelo prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), na Cidade Administrativa, para apresentar oficialmente ao Governo de Minas os resultados da Missão a China, realizada em 2011 com a coordenação da FIEMG Regional. Na ocasião, estiveram presentes prefeitos, que participaram da Missão a China, bem como o presidente da FIEMG Regional, Afonso Gonzaga, e o presidente do presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais, José Frederico Álvares.
De acordo com Afonso Gonzaga o encontro foi “extremamente produtivo”, já que foi possível conhecer os projetos e capacidade de investimento do Governo de Minas para a área de Desenvolvimento Econômico. Na ocasião, foi pontuada pelo Governo a dificuldade de encontrar espaços para instalação de indústrias, sendo que uma das pautas a serem tratadas durante a visita será o potencial da região Centro-Oeste para receber novos investimentos.  O encontro com as lideranças empresariais será organizado pela FIEMG Regional e o com as lideranças políticas (prefeitos) pelo presidente da Associação Mineira dos Municípios, Ângelo Roncalli.
A importância do contato e a proximidade com os prefeitos foram destacados pela secretária Dorothea como fundamental para construção de futuras parcerias. “Tornamos as políticas públicas, os investimentos e ações concretas quando têm a participação e envolvimento dos municípios. O conceito de investimento que vem para Minas, eu diria que é abstrato, mas ele se concretiza na hora que você tem a localização e o município”, destacou
Vladimir Azevedo ressaltou que a presença da secretária Dorothea Werneck em Divinópolis mostra o interesse do Estado sobre o assunto em pauta.  “Importante esse encontro que informa de maneira oficial ao Estado aquilo que vimos na China e a possibilidade de futuros investimentos na nossa região por parte de alguns países asiáticos. É uma seqüência de nossa viagem e uma grande oportunidade para o nosso estado”, avaliou.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para verificar os assuntos que o município pretende discutir durante a visita de Dorothea para favorecer o crescimento do Divinópolis e de acordo com o secretário adjunto, José Elísio, o prefeito Vladimir ainda não reuniu com ele e o secretário, Rodrigo Resende, para tratar da agenda. Mas Elísio deu como certo que três assuntos são importantes para constar  na pauta e que inclusive já foram apresentados a secretária: a concessão de Porto Seco para Divinópolis, a instalação do terceiro trilho ligando as ferrovias do município ao Porto de Itaguaí (RJ)  e a Cidade Tecnológica do Word Trade Center. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.