terça-feira, 5 de Julho de 2011 14:52h Atualizado em 6 de Julho de 2011 às 11:30h. Flávia Brandão

SEPLAG inicia reuniões com secretarias para confecção do orçamento 2012

Secretário Davi Maia afirma que Prefeitura irá adquirir software para melhorar ainda mais controle de gestão

Após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pelo Legislativo Municipal no último dia 30, a Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAG) iniciou nessa segunda (4) o processo de reunião com cada Secretaria da Prefeitura de Divinópolis para verificar as projeções e demandas, que irão ser esboçadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) - orçamento para o ano de 2012 - o qual entrará em tramitação na Câmara, em setembro. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Davi Maia, a primeira rodada de reuniões, que teve início essa semana se estende até o próximo dia 15 de julho, a segunda acontece em agosto e a última fechando o orçamento, em setembro.


O secretário explica que as reuniões com cada departamento já são realizadas mensalmente, mas a partir de julho elas são focadas já para a confecção do orçamento. “Nossa equipe vai a cada secretaria todo mês para fazer o monitoramento da execução orçamentária, o controle gerencial”, declarou.  Davi ressalta que esse o trabalho mensal facilita muito a confecção da LOA. “Com essas reuniões conseguimos perceber, que cada secretaria conhece mais sua realidade financeira. Ela tem mais condições de tomar as decisões e de se planejar, ou seja, acaba conhecendo seu passado, seu presente e percebe condições para planejar o futuro”, declarou.


Davi Maia destaca que as reuniões  que têm como foco a confecção do orçamento, é momento para que as secretarias apresentem a defesa de seus projetos.  Após a primeira rodada de reuniões é feita uma avaliação da SEPLAG; em agosto é discutida a questão novamente com cada setor e realizado alguns ajustes; e na terceira é finalizado o processo.  O secretário conta que as reuniões são gerenciadas pela SEPLAG e as avaliações submetidas à aprovação do núcleo de governo (prefeito, vice-prefeito, assessor especial, secretário de governo,) de forma a consolidar com o Plano Plurianual. “Fazemos todo o trabalho para que o prefeito possa decidir, apresentando todos os dados”, explicou. De acordo com Davi o orçamento de 2012, no ano do tão esperado Centenário, deverá ser apresentado em uma edição especial com formato de livro e inclusive irá trazer aspectos históricos do município.

 

 

Gerenciamento

 

O secretário adiantou que Prefeitura ainda nesse mês de julho irá abrir edital de concorrência pública para compra de um software de gerenciamento da informação, o que irá facilitar e melhorar a gestão. “Será um software de gerenciamento estratégico que irá substituir a ferramenta que temos atualmente, que já utiliza a informação inteligente e nos oferece muita informação, mas é feita a mão, ou seja, iremos automatizar o processo”, explicou. Davi Maia avalia que esse investimento em tecnologia da gestão possibilita um gerenciamento ainda mais objetivo e técnico, visto que a informação com mais qualidade melhora a tomada de decisão cada vez mais. “O business intelligence é um software, que agrega a qualquer gestão informações compiladas e pormenorizadas. Nos oferece condições de acompanhar no dia a dia das receitas, despesas, aplicações de recursos, até mesmo movimento de funcionários de uma forma bem sofisticada”, salientou.


 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.