terça-feira, 8 de Janeiro de 2013 10:20h Carla Mariela

Servidores aguardam para hoje quitação da folha salarial de Dezembro 2012

Secretários municipais já antecipavam que seria hoje a data limite para o pagamento da folha salarial aos servidores públicos

A expectativa dos servidores públicos de Divinópolis, para receber hoje os salários, pela prefeitura é positiva. A data para a quitação dos salários foi garantida no dia 20 de dezembro em uma coletiva, pelos representantes do Conselho de Acompanhamento e Administração Financeira (CAAF), composto pelo Secretário de Fazenda, Antônio Castelo, o Secretário de Planejamento, David Maia, o Procurador-Geral Rogério Farnese e o Controlador do Município Agilson Emerson. Na ocasião, os secretários debatiam sobre o pagamento do 13º salário, mas abordaram que o desejo do prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), de que não houvessem problemas na quitação da folha salarial em Janeiro. O Diretor do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sintram), João Madeira, entretanto, comentou sobre a mudança da data do pagamento e expectativas dos funcionários ao recebimento do salário de Dezembro.
Após alguns dias dessa coletiva, em que os secretários destacaram que o pagamento do mês de dezembro seria até o 5º dia útil do mês de Janeiro, o Sintram, por meio da sua assessoria, encaminhou uma nota de repúdio à redação da Gazeta do Oeste, declarando que os servidores estavam descontentes com a decisão tomada pelo prefeito, de adiar o pagamento da folha salarial do funcionalismo público de Divinópolis para o 5º dia subsequente ao mês trabalhado.
Desde 2005, no governo de Demétrius Pereira, a quitação da folha salarial era feita no último dia útil do mês. A entidade considera que a decisão foi tomada de forma intempestiva e unilateral, causando surpresa e transtornos ao servidores públicos que tiveram que readequar sua vida financeira de um momento para o outro. Embora, amparada pela legislação em vigor, a atitude penaliza o funcionalismo, que trabalha em condições adversas e com salários defasados, considera o Sintram.
De acordo com, João Madeira, no governo anterior ao do atual prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), era uma conquista do Sintram, receber no último dia útil trabalhado. No 1º mandato do atual prefeito, isso ocorreu até o último mês do ano de 2012, porém, nesse sentido, gerou-se uma grande insatisfação dos servidores e muitos deles deixaram de cumprir com suas obrigações devido à alteração da data do pagamento.
João Madeira, não afirmou que o pagamento estaria atrasado, porque legalmente as empresas, têm até o 5º dia útil para a realização da folha do pagamento, mas uma vez que já havia se criado um hábito, um costume referente à maneira de pagamento, isso não deixou de causar transtorno à maioria dos servidores.
Segundo ele, as pessoas que pagam as mensalidades de universidade de seus filhos, ou mesmo do próprio servidor, também foram prejudicadas.  “Sabe-se que quem paga o período de X dias tem um desconto significativo e com isso muitas pessoas tiveram que pagar mais caro as suas prestações escolares”, relatou.
Embora a data tenha causado transtornos na vida dos servidores, o diretor do Sintram, disse que a expectativa dos funcionários públicos para que esse pagamento da folha salarial ocorra no dia de hoje é positiva. “A nossa expectativa é que essa folha do pagamento do mês de dezembro seja creditada na conta dos servidores públicos, nesse 5º dia útil”, finalizou.
Em contato telefônico o secretário de Planejamento, David Maia, garantiu que os valores já haviam sido transferidos na tarde de ontem,  e que o pagamento estaria liberado à partir de hoje.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.