sábado, 12 de Abril de 2014 04:48h Carla Mariela

Sessão do Congresso vai pedir criação de duas CPMIs

Deputado federal, Domingos Sávio, conseguiu mais de 200 assinaturas a favor da instalação da CPI da Petrobrás.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, fez a confirmação da convocação de sessão do Congresso para a próxima terça, para a leitura de dois pedidos de criação de comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) formada por deputados e senadores.
Conforme informações da Câmara dos Deputados, enquanto o requerimento da oposição prevê a investigação da Petrobrás, o requerimento da base do governo propõe uma investigação ampla, que inclua, além da Petrobrás, irregularidades nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
Antes da sessão do Congresso, o Senado votará parecer da Comissão de Constituição e Justiça daquela Casa. Conforme informações, para Renan, a decisão sobre a CPI do Senado deverá balizar o entendimento sobre a CPI mista.
A oposição discorda da decisão da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado federal, Domingos Sávio (PSDB), junto com outros líderes, esteve no STF e entrou com mandado de segurança para que a instauração pudesse ocorrer e, em plenário, foi parabenizado por ter conseguido mais de 200 assinaturas de deputados a favor da instalação da CPI da Petrobrás. Seriam necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado.
Para Renan Calheiros, a decisão do Supremo, qualquer que seja, terá um caráter inédito.

 

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.