quarta-feira, 5 de Setembro de 2012 12:37h Carla Mariela

Sintram de Divinópolis recebe todos os candidatos a prefeito para assinar termo de compromisso

A direção do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis (Sintram) convocou todos os candidatos a prefeito da cidade para participarem, na sede da entidade ontem às 17hs, de um encontro para reafirmar as reivindicações de interesses dos servidores públicos e da comunidade. Na ocasião, todas as reivindicações foram apresentadas e os cinco candidatos presentes assinaram o “Termo de Compromisso”, ao concordarem com a totalidade das solicitações que estavam inseridas no documento.

 


O objetivo das propostas, inseridas no termo de compromisso e repassadas aos candidatos, Vladimir Azevedo (PSDB), Galileu Machado (PMDB), Heloísa Cerri (PV), Beto Cury (PT) e Jorge Torquato (PSOL), foi solicitar que a carreira dos servidores fosse mais valorizada e que houvessem melhores condições de trabalho. O termo de compromisso serviu para ressaltar que os servidores contribuem com a administração municipal e que por isso é preciso que sejam valorizados.
Algumas reinvindicações constantes do termo assinado pelos candidatos são: Recomposição nos próximos quatro anos das perdas salariais definidas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); Criação de uma Comissão de Trabalho com a intenção de elaborar até junho de 2013 uma proposta de Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) que contemple todos os servidores municipais; Criação de uma Comissão de Trabalho para elaborar até junho de 2013 um programa que vise motivar os servidores municipais e comprometê-los com o sucesso da administração.

 


De acordo com o diretor do Sintram, João Madeira, ainda no termo de compromisso há o pedido da destinação de 75% dos cargos de livre nomeação do executivo aos trabalhadores municipais, admitidos legalmente por concurso público. Além disso, também a solicitação da consulta aos trabalhadores municipais, por meio do Sintram, para a escolha e nomeação do superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Divinópolis (DIVIPREV).

 


Outro fator, que os servidores consideram importantes, segundo João Madeira, é a transparência das contas públicas, uma vez que eles querem que sejam disponibilizados para todos os cidadãos por meio dos recursos da internet e a criação de mecanismos de participação dos trabalhadores municipais através do Sintram na elaboração da LDO, LOA e PPA.

 


O prefeito e candidato à reeleição, Vladimir Azevedo antes da reunião registrou em cartório o compromisso assumido com o sindicato, medida que já havia tomado em 2008. Ressaltou ainda que todos os compromissos assumidos na ocasião haviam sido cumpridos e que a assinatura de novo termo em cartório vem reforçar a responsabilidade que a administração tem com os servidores municipais.

 


O candidato Beto Cury em pronunciamento disse que Divinópolis reafirmou sua vocação econômica de diversas formas, pela ferrovia, indústria metalúrgica, dentre outros setores e afirmou que os servidores, a população divinopolitana devem refletir sobre qual cidade que querem no futuro, que é preciso se pensar para frente.

 


Jorge Torquato ressaltou que as propostas apontadas pelo Sintram são importantes e que é preciso responsabilidade para atendê-las.

 


Já Heloísa Cerri, parabenizou o Sintram pela iniciativa e disse que as reivindicações apresentadas significam a Divinópolis que todos sonham.

 


O candidato Galileu Machado citou alguns dos seus planos de governo, sobre o compromisso de seu governo com o Sintram e parabenizou o sindicato pela iniciativa.
Durante o encontro, após a apresentação das reivindicações aos candidatos, todos tiveram 10 minutos para se pronunciarem, concordando em assinar o termo de compromisso.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.