quarta-feira, 17 de Agosto de 2011 12:56h Flaviane Oliveira

Solenidade marca a abertura do Concurso Literário em homenagem ao Centenário

O regulamento já está disponível no site da Gazeta do Oeste

Membros da Academia Divinopolitana de Letras, representantes da rede estadual e municipal de ensino, autoridades, escritores e vários divinopolitanos estiveram presentes na abertura do concurso literário que tem como tema o Centenário de Divinópolis. A solenidade foi realizada na segunda (16) na Câmara Municipal de Divinópolis e a parceria entre o empresário Geraldo Barros e a Gazeta do Oeste promete render bons frutos e belas histórias a serem apresentadas para o centenário. Durante a abertura do evento o secretário de cultura, Bernardo Rodrigues aproveitou para lembrar que a história de uma cidade não se constrói somente dos relatos oficiais e considerou a realização do concurso muito oportuna, pois possibilita a valorização da arte e a identidade cultural do município.

 

O CONCURSO


O regulamento completo do concurso já está disponível no site da Gazeta do Oeste e a ficha de inscrição será veiculada aos sábados na Gazetinha, que é o encarte integrante jornal, à partir do dia 20 de agosto. Os trabalhos poderão ser entregues até o dia 23 de março de 2012 e o resultado será divulgado no dia 1º de junho, data em que se comemora o Centenário da cidade. A comissão julgadora irá escolher dez poemas com o título “Um poema para Divinópolis” ligados ao tema do Centenário.
 

O poema que conquistar o primeiro lugar irá ganhar um notebook, o segundo colocado será premiado com uma câmera fotográfica e do terceiro até a décima colocação publicação na Gazeta do Oeste, juntamente com os dois primeiros colocados. O organizador do concurso, Geraldo Barros explica que os jurados serão escolhidos entre professores e pessoas ligadas diretamente à literatura regional.

 

PARTICIPAÇÃO


Não há limite de idade para participar do concurso e todas as escolas já estão engajadas na efetiva participação dos alunos. A secretária municipal de educação Eliana Cançado Ferreira avalia como positiva a realização do concurso “É muito importante, muito relevante, eu quero parabenizar a iniciativa do empresário Geraldo Barros, que cumpre a sua função social para com a cidade incentivando as letras e também ao Jornal Gazeta do Oeste pela iniciativa e nós assumimos o compromisso de que todas as escolas municipais participem, porque é um momento importante na vida de Divinópolis, é um momento importante na nossa vida podermos participar do Centenário” comemora.
 

Osalaíde Nilton Morais, uma das presentes no evento de abertura do concurso acredita que esse é o momento de fazer com que os divinopolitanos conheçam a cidade e sua história “Essa iniciativa é muito importante para os alunos, os jovens e a crianças de Divinópolis, elas vão conhecer mais sobre Divinópolis, falar mais escrever mais sobre cidade. Foi dito aqui que a população de Divinópolis é muito permeada de migrantes que vem pra cá em busca de novos caminhos e aqui somos muito bem recebidos e que eles não conhecem realmente a história de Divinópolis. Então vai ser muito importante isso porque de certa forma a cidade vai se tornar mais conhecida por todos que aqui moram, sejam divinopolitanos ou não” finalizou.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.