quarta-feira, 12 de Setembro de 2012 09:30h Gazeta do Oeste

STF fará mais uma sessão por semana para julgar mensalão

 Depois de 40 dias praticamente por conta do julgamento do mensalão, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram acelerar a análise do processo. Eles farão mais uma sessão em plenário por semana para julgar os réus da Ação Penal 470. Atualmente, os integrantes da Corte se reúnem às segundas, quartas e quintas-feiras à tarde para tratar exclusivamente do assunto. Como em pouco mais de um mês os ministros concluíram só dois dos sete capítulos da denúncia, o relator do mensalão, Joaquim Barbosa, pediu providências para dar celeridade ao processo. Ainda hoje, os magistrados devem definir a convocação de novas sessões extra, que deverão ser realizadas nas manhãs de quarta-feira, a partir da semana que vem.

 

A maior parte dos ministros concorda com a convocação de mais uma sessão semanal. “Seria mais aconselhável uma sessão extra para o mensalão do que incluir outros processos que podem ser julgados com quórum pequeno”, afirmou Luiz Fux, referindo-se à sessão de hoje de manhã, que será dedicada à análise de outras ações e recursos extraordinários.

 

O revisor do mensalão, Ricardo Lewandowski, disse que aceita a proposta de acelerar o julgamento, mas destaca que não é possível suprimir trechos relevantes dos votos apenas para concluir o caso com mais rapidez. “Eu não tenho objeção nenhuma. Acho que quanto mais rápido o tribunal entrar no ritmo de normalidade, melhor, porque assim poderemos julgar os outros processos que estão em pauta. E são muitos”, explicou.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.