quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013 08:28h Carla Mariela

Técnicos do Plano Diretor estão finalizando diagnósticos após encontros preparatórios

O resultado está sendo elaborado conforme os pontos apresentados pela população

O Plano Diretor de Divinópolis é um estudo elaborado pela Prefeitura, Câmara e comunidade, que será transformado em lei tendo como objetivo direcionar o planejamento da cidade e sua gestão para solucionar os problemas do Município. A reportagem da Gazeta do Oeste entrevistou Marina Alves, jornalista que faz parte da equipe do Plano Diretor, que explicou como está o andamento deste plano, uma vez que já foram realizados os Encontros Preparatórios e como estão sendo elaborados os diagnósticos após estes encontros que colocaram em pauta as sugestões em locais que a população afirma que Divinópolis necessita melhorar.
Marina Alves relatou que atualmente os técnicos do Plano Diretor estão finalizando os diagnósticos a partir da leitura que o técnico fez anteriormente da cidade, em conjunto, com os pontos apresentados pela população nos encontros. Quando o diagnóstico for encerrado será apresentado para a população nas chamadas Audiências Públicas, momento em que será feita a eleição dos delegados que representarão a comunidade na conferência da cidade. Marina Alves disse que as Audiências ainda não começaram, mas assim que iniciarem, as datas serão divulgadas. E ao perguntar se a população interagiu como o esperado, ela ressaltou que a população aprovou a iniciativa dos encontros principalmente porque eles apresentaram como eles desejam que Divinópolis seja.
O debate entre equipe técnica e população foi fundamental para a elaboração do Plano. Muitos ainda firmaram o compromisso de mobilizar outros moradores a participarem da próxima etapa que serão as Audiências Públicas.
Sobre o principal objetivo do Plano, Marina Alves, afirmou que o Plano visa ampliar a comunicação com a comunidade. “Como o Plano Diretor é um instrumento que dá vozes aos moradores, eles participam dando sugestões, críticas e trocam informações e é responsável pela direção que o desenvolvimento da cidade irá tomar e pode cobrar sua implementação pelos governantes municipais”, destacou.
Entretanto, os técnicos do Plano Diretor estão finalizando os diagnósticos. Posteriormente isso será apresentado à comunidade. O cronograma prevê que o trabalho seja realizado pela instituição no período de 10 meses. A conclusão do plano, portanto, obedecendo todas as etapas de participação democrática da população, será em maio deste ano

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.