?Terreno dos Franciscanos?

Conselho de Patrimônio Histórico será empossado na próxima semana

O Conselho de Patrimônio Histórico será empossado na próxima semana pelo Prefeito Vladimir Azevedo (PSDB). Os nomeados irão trabalhar junto do GT Cultural do Conselho do Centenário e também com o Conselho Municipal de Cultura. O novo Conselho de Patrimônio Histórico ficará por conta de analisar o pré-projeto estrutural criado para abranger todo o entorno do quarteirão do Santuário de Santo Antônio, se estendendo até o Terreno dos Franciscanos.
O prefeito Vladimir, afirmou que trata do caso do Terreno dos Franciscanos desde o início de seu mandato. A idéia é que os conselhos façam as discussões junto da sociedade para que o projeto se amplie, agradando toda a população divinopolitana.


Dentre as mudanças na Legislação de Zoneamento Urbano, com o veto do Executivo derrubado, foi possível apenas decretar a área como de utilidade pública, sendo parte vendida para terceiros.


Mesmo após o decreto de utilidade pública, a área ainda pertence a província de Santa Cruz, ou seja, entidade responsável pela gestão da ordem Franciscana. E segundo o tucano, “esta foi a primeira decisão para que pudéssemos reservar o terreno ao município. Na localidade há o projeto de se tornar um espaço cultural”, disse.
Azevedo confirmou que para o terreno havia a princípio três propostas, sendo, em um primeiro momento efetivar uma indenização amigável ou judicial sobre a ideia de implementar um projeto exclusivo público. Um segundo ponto seria partir para um litígio conforme a lei da década de 20, e em terceiro discutir a utilização através de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada.


O prefeito avalia que hoje a cultura tem maior amplitude, uma vez que gera fomento econômico, por isto, o atual projeto contempla interesses do poder público, do privado e ainda tentando harmonizar os interesses da parte que foi vendida na esquina da rua Minas Gerais esquina com Sete de Setembro, e também a Ordem dos Franciscanos.
A data da posse do Conselho ainda não foi oficialmente confirmada, porém está prevista para terça-feira (28) conforme a agenda do membro Inácio Vasconcelos e também do presidente do Conselho do Centenário, Rui Tavares. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.