quarta-feira, 15 de Agosto de 2012 15:59h Carla Mariela

TRE ganha página no Facebook referente às eleições 2012

O Facebook é uma mídia social criada em 2004, com o objetivo de reunir as pessoas de diversos lugares do mundo inteiro virtualmente em um só lugar, para interação e troca de informações.

 


Com o início das campanhas eleitorais de 2012, esse site de relacionamentos tem contribuído com as propagandas realizadas por meio dos candidatos com as devidas regras que devem ser seguidas por eles, pois caso contrário o candidato está sujeito às multas e outras penalidades.

 


Durante o processo eleitoral, não só os candidatos estão utilizando esse meio, como também, recentemente o próprio Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), ganhou uma página no Facebook, para que o projeto conhecido como “Sujeira não é legal”, estimule a campanha desse ano, para que ela seja mais limpa, segura e transparente. Essa é a primeira vez que o TRE/MG entra no Facebook.

 


O projeto “Sujeira não é legal”, surgiu para reafirmar aos candidatos, o que eles podem e o que não podem fazer na propaganda eleitoral. Além disso, publicar informações para esclarecer dúvidas de candidatos em relação à prestação de contas. Em Divinópolis, por exemplo, a 1ª prestação de contas parcial já foi entregue para a Justiça Eleitoral, mas ainda é necessário que os partidos políticos realizem outras prestações de contas que ainda serão feitas nos prazos estipulados pela Justiça Eleitoral, e essa ação de se criar a página para o TRE/MG, na rede social vai contribuir com todos os candidatos.

 


Sendo assim, o projeto também pretende apresentar para aos eleitores a importância de se votar em candidatos que respeitem os cidadãos e não sujam as ruas. Um exemplo disso, foi o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado por todos os candidatos para realizarem a campanha política de maneira limpa sem agredir o meio ambiente e a cidade.

 


Conforme as informações divulgadas pelo TRE/MG, a campanha “Sujeira não é legal”, tem como principal intuito valorizar as ações positivas para o processo eleitoral, promovendo civilidade entre os candidatos, os partidos, coligações e eleitores.

 


Além do Facebook, o TRE/MG, também tem um perfil no Twitter, onde também está divulgando o projeto. Na cidade, para que os candidatos não realizassem a campanha de forma suja e irregular, foram realizadas palestras de orientações na Câmara Municipal, através dos Juízes Eleitorais Dr. Mauro Riuji Yamane e Dr. José Maria, os Promotores da cidade, Dr. Sérgio Gildin e Dr. Gilberto Osório, além da presença dos coordenadores eleitorais de Divinópolis.

 


Portanto, a ideia da página do TRE nas redes sociais é fazer com que os candidatos recebam orientações em relação às eleições desse ano e esclareçam suas dúvidas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.