quinta-feira, 11 de Abril de 2013 05:39h Atualizado em 11 de Abril de 2013 às 05:46h. Carla Mariela

Uberaba sedia o 98º encontro de prefeitos das cidades polo de MG

Segundo assessoria, a expectativa é positiva, uma vez que no encontro serão tratados temas de fundamental importância para o municipalismo

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, estará hoje (11) em Uberaba, conduzindo o 98º encontro de prefeitos das cidades polo de Minas. O último encontro ocorreu em Belo Horizonte, com a presença de mais de 80 prefeitos. Segundo a assessoria do prefeito, a expectativa de Vladimir Azevedo é positiva, uma vez que no encontro serão tratados temas de fundamental importância para o municipalismo. Dentre os assuntos, estão: mudança no serviço de iluminação pública para os municípios e dengue.
O secretário geral que está coordenando a programação deste evento, Erick Nilson Souto, explicou que além do serviço de iluminação pública e dengue, assuntos citados pela assessoria do prefeito de Divinópolis, serão debatidos também sobre as finanças dos municípios, uma vez que segundo o secretário a maioria dos prefeitos chegou à administração municipal sem ter conhecimento sobre as finanças. Erick Nilson afirmou que as finanças no geral estão ruins e por isso “Como quitar as dívidas” será o tema de discussão. “Os prefeitos neste encontro entenderão como funcionam as receitas, as possibilidades de quitar dívidas, sobre a judicialização da saúde, porque existe muita ação que faz com que os municípios arquem com demandas que são de responsabilidade do Estado, dentre outros assuntos”, destacou.
Conforme o secretário geral até o momento está confirmado à presença dos seguintes Prefeitos para o Encontro: Paulo Piau, prefeito de Uberaba, Vladimir Azevedo, prefeito de Divinópolis, Márcio Lacerda, prefeito Belo Horizonte e Vice-Presidente da Frente Mineira de Prefeitos, Toninho Andrada, prefeito de Barbacena e Presidente da AMM, Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia, Osmando Pereira, prefeito de Itaúna, Carlaile Pedrosa, prefeito de Betim, Werley Ferreira de Macedo, vice-prefeito de Araguari, Getúlio Neiva, prefeito de Teófilo Otoni, Cecília Ferramenta, prefeita de Ipatinga, Marcio Reinaldo, prefeito de Sete Lagoas, Jeová Moreira, prefeito de Araxá, Carlos Gonçalves, prefeito de João Pinheiro, Geraldo Antônio da Silva, prefeito de Carmópolis de Minas, Mauri José Alves, prefeito de Frutal, Herbert Fernando, prefeito de Florestal, Paulo Roberto, prefeito de Planura, Anuar Arantes Amui, prefeito de Prata, Vera Lúcia, prefeita de Conquista.
O secretário Erick Nilson, ainda completou que no cronograma do evento está exposto que haverá um balanço sobre os 100 dias de governo, suspensão do novo sistema de distribuição do petróleo e a atuação dos municípios mineiros junto ao plenário do STF, assembleia geral da Frente Mineira de Prefeitos, novos caminhos e alteração estatutária. Ele reforçou a fala da assessoria de Vladimir Azevedo, relatando que haverá um painel sobre o quadro atual da dengue e as medidas eficazes para combate a doença. O evento vai encerrar com um momento de trocas de experiências e temas livres para debates entre os prefeitos.
O encontro se iniciará no hotel Golden Park Uberaba, na avenida Edilson Lamartine Mendes, 125, às 8h30 e irá até 18h45, com algumas pausas.
Atuação da Frente Mineira de Prefeitos

A Frente Mineira de Prefeitos foi criada com a clara intenção de olhar pelos interesses dos municípios com mais de 35 mil habitantes, que hoje são 85 em Minas, desde então já realizou inúmeras ações de interesse dos maiores municípios Mineiros fazendo surgir soluções concretas para estas cidades com problemas semelhantes, com sua imprescindível mobilização política.

Uma das iniciativas importantes surgida das ações da FMP é a proposição acatada pelo Governador Aécio Neves na forma do programa “Máquinas para o Desenvolvimento”, que ficou sensibilizado pelos apelos dos Prefeitos das Cidades-Pólo reunidos em Poços de Caldas, em 02 de marco de 2005, e criou este importante programa que entregou mais de 1.200 máquinas e equipamentos aos municípios mineiros.
Há outras atuações vitoriosas da Frente Mineira de Prefeitos, como acordos com entidades para realização de cursos de aperfeiçoamento de servidores públicos, defesa dos interesses dos municípios no Conselho de Contribuintes da Entidade, dentre outras.

E a mais recente iniciativa da Entidade foi a criação do Fórum Permanente de Procuradores Gerais dos Municípios Mineiros que tem como objetivos a promoção da defesa da autonomia constitucional dos Municípios, o aperfeiçoamento e a consolidação do ordenamento jurídico municipal e o fortalecimento institucional da Procuradoria como órgão essencial à defesa do interesse público. Assim, buscando solucionar questões de interesse comum dos administradores municipais.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.