terça-feira, 4 de Setembro de 2012 16:17h Carla Mariela

Último prazo para divulgação pela internet dos recursos para financiamento de campanha

Na próxima quinta-feira, o calendário eleitoral 2012 fixa como último prazo para que candidatos e partidos divulguem pela internet, relatório discriminando os recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da sua campanha eleitoral e os gastos que realizarem. A reportagem entrou em contato com os candidatos a prefeito de Divinópolis para saber como está sendo o uso da internet no processo eleitoral de 2012.

 


De acordo com o candidato a prefeito de Divinópolis, Jorge Torquato (PSOL), a internet é um meio importante para todo o processo político. “Nós sabemos que o público, a população, os eleitores; eles têm acesso a vários órgãos e diversas maneiras de se informar, e sabemos que uma grande maioria, principalmente, os jovens, estão antenados à internet. Nós achamos esse meio importante para o acesso com a juventude e naturalmente que o PSOL tem uma equipe qualificável que está também antenada em todas as circunstâncias”, ressaltou.

 


Ao ser questionado se estava informado sobre o relatório de recursos recebidos e gastos que deve ser divulgado pelos candidatos na rede, Torquato respondeu que sua equipe sabe que é preciso prestar as contas para a Justiça Eleitoral, principalmente quando se trata de recursos e gastos, e que estão preparados para cumprir essa determinação.

 


Já para o candidato Beto Cury (PT), a internet é um instrumento novo nas eleições, mas que contribui bastante. “A internet tem um papel importante, pois é um instrumento recente para se utilizar nas nossas campanhas eleitorais. É um meio de divulgar o que o candidato está fazendo, serve também para esclarecer as dúvidas dos eleitores, para a apresentação de propostas dos candidatos. A internet é uma ferramenta muito importante”, disse.

 


Segundo Galileu Machado (PMDB), a internet é um mecanismo poderoso. "Toda tecnologia torna-se uma ferramenta de comunicação poderosa e são utilizadas a cada dia, como suporte de uma campanha. O que conta verdadeiramente são as propostas inerentes ao grau de expectativas e necessidades do eleitorado. A internet é um "acelerador" da informação que acompanha o candidato junto aos seus eleitores e público em geral", relatou.

 


A candidata Heloísa Cerri (PV), foi procurada ontem pela manhã, pela reportagem, para se pronunciar sobre o assunto, mas no momento ela se encontrava em atendimento aos seus pacientes, por isso não concedeu entrevistas. Já o candidato a prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), também não se pronunciou porque conforme o seu assessor, ele estava em reunião.

 


Embora alguns candidatos não tenham se pronunciado, é importante que os candidatos e partidos políticos estejam atentos, pois na próxima quinta-feira, prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral por meio do Calendário, é o último dia que para apresentarem na internet, o relatório discriminando recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiar a campanha eleitoral e os gastos que realizarem, em site criado pela Justiça Eleitoral para esse fim.

Leia Também

Imagem principal

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.