sábado, 29 de Novembro de 2014 05:05h

Vereador entrega veículo à Secretaria de Desenvolvimento Social

Verba foi conquistada por meio de emenda do Deputado Estadual Gustavo Perrella

O Vereador Eduardo Print Jr (SDD) participou na tarde de quarta-feira (26) da entrega de um veículo Fiat Palio, cedido para a Secretaria de Desenvolvimento Social visando atender à três tipos de serviços diretamente ligados à abordagem social de pessoas em situação de rua. Segundo o Vereador a conquista só foi possível através de uma verba parlamentar cedida pelo Deputado Estadual Gustavo Perrella (SDD).
Os serviços de abordagem social é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social através do Centro de Acolhimento de População de Rua, Centro do Migrante e também do Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop), e todos serão beneficiados com a chegada do novo veículo. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social – Paulo dos Prazeres, o novo veículo trará mais agilidade para o trabalho da equipe de abordagem. “Eu só tenho a agradecer ao Vereador Eduardo por ter feito esta ponte e conseguido este veículo para a secretaria, pois irá agilizar muito o trabalho de abordagem, além de dar dignidade para as pessoas em situação de rua para que eles possam participar dos nossos serviços prestados”, reforçou Paulo dos Prazeres.
Já o Vereador Eduardo Print Jr destacou a importância de ter conseguido a emenda junto do deputado e relembrou também as demais emendas direcionadas ao município ao longo do ano. “Este ano tivemos muitas emendas do deputado Gustavo Perrella, a exemplo do mês de maio em que entregamos uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, a reforma do Posto de Saúde do bairro Bom Pastor, a reforma do posto do bairro São José, agora a chegada deste veículo que faz parte de uma emenda no valor de R$30 mil. Mas é claro que ainda temos outras metas como ainda a conquista de uma Unidade Básica de Saúde – UBS para o bairro Copacabana. Eu estou Vereador e enquanto estiver nesta posição quero fazer o possível para ajudar a melhorar nossa cidade” comentou Print Jr.
O Fiat Palio entregue nesta quarta-feira nas instalações do Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam), irá atender pessoas em situação de rua, chamados de “andarilhos”, os quais serão abordados pelas equipes do Centro de Acolhimento, do Centro Pop ou do Centro do Migrante que encaminham essas pessoas para a casa de apoio onde é possível tomar banho, se alimentar, pernoitar e em casos de serem pessoas de fora da cidade, os mesmos são encaminhados de volta para suas cidades de origem. Conforme informado por Paulo dos Prazeres, o Centro de Acolhimento de População de Rua tem capacidade para abrigar até 25 pessoas, sendo 10 mulheres e 15 homens, oferecendo aos moradores de rua, banho, alimentação e pernoite. Já o Centro do Migrante que é uma instituição que encaminha as pessoas de volta a cidade natal, até este mês de novembro já encaminhou 169 pessoas às suas cidades. E há ainda a ASCADI – Associação dos Catadores de Divinópolis que oferece junto ao Centro Pop oficinas para aqueles que tiverem interessem em aprender um ofício.

 

 

ABORDAGEM SOCIAL
O serviço de abordagem social busca as pessoas em situação de rua em espaços públicos, através das Assistentes Sociais e também dos estagiários. Na abordagem é feita a identificação do trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de ruas dentre outras. As verbas para a permanência deste trabalho são destinadas dos Governos Municipal, Estadual e Federal. Já o serviço de acolhimento, é aquele prestado pelos Assistentes Sociais às pessoas em situação de rua. Na ocasião é oferecido o serviço de acolhimento institucional aos moradores de rua.
Já o Centro de Referência Especializado para pessoas em situação de rua, oferece oficinas, apoio na emissão de documentos pessoais e encaminhamentos a serviços da rede de políticas públicas.
As pessoas que tiverem interesse em ajudar na Abordagem Social podem ligar no telefone (37) 3212-3600 ou pelo endereço Rua Coronel João Notini nº360, Centro, Divinópolis-MG.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.