quarta-feira, 13 de Novembro de 2013 05:46h Carla Mariela

Vereador faz indicação de caixas coletoras de resíduos sólidos para os bueiros de Divinópolis

O vereador, Dr. Delano Santiago (PRTB), realizou uma indicação de número 1238/2013 que visa à implantação de caixas coletoras de resíduos sólidos nos bueiros de Divinópolis. Conforme o parlamentar, a principal importância desta indicação é a reciclagem de

O vereador, Dr. Delano Santiago (PRTB), realizou uma indicação de número 1238/2013 que visa à implantação de caixas coletoras de resíduos sólidos nos bueiros de Divinópolis. Conforme o parlamentar, a principal importância desta indicação é a reciclagem de materiais que acabam subindo nos bueiros por meio das enchentes em épocas de chuvas.

 


De acordo com Dr. Delano Santiago, a tendência é que em períodos chuvosos, materiais como, por exemplo, garrafas pets, tampinhas de garrafas, dentre outros materiais saiam dos bueiros. Para ele, estes materiais que sobem podem ser reciclados para se transformar em outro produto que possa ser utilizado e pensando nisso, ele elaborou a indicação.

 


Ainda baseada nas informações do vereador, ele criou esta indicação pelo fato de não poder fazer um projeto de lei, porque senão poderia servir como ônus para a prefeitura municipal, mas ele afirma que conta com o apoio do presidente e dos demais vereadores para aprovação desta. “Já levamos a indicação para a Rose para que possamos concretizá-la para que próximo dos bueiros haja uma placa coletora de resíduos sólidos que possam ser reciclados. Entretanto, estes resíduos terão a coleta diária dos catadores recicláveis que acharam esta ideia ótima, o que vai facilitar a vida deles. Quase em todo o Centro, nas demais lojas e shoppings, há um grande bueiro perto. Nós mesmos tomamos um refrigerante e não temos onde jogar porque não tem um lixo”, ressaltou.

 


O vereador Dr. Delano Santiago informou que se esta indicação for acatada vai melhorar esta parte do lixo, diminuindo a possibilidade de entupimento dos bueiros. “Entramos hoje (12) com a indicação, a partir de agora o presidente da câmara municipal, Rodyson Kristnamurti (PSDB), colocará em votação para ver se os demais vereadores assinam para que o Executivo possa aderir a esta nossa requisição”, declarou.

 


Conforme justificativa da indicação, as caixas coletoras são medidas simples e econômicas, que contribuirão para a retenção dos resíduos sólidos, impedindo-os de irem parar nos rios, córregos e galerias pluviais, prevenindo o entupimento dos bueiros, evitando assim alagamentos causados por esses resíduos. Ressentes pesquisas realizadas pelo IBGE nas grandes cidades, apontam que 45% dos alagamentos ocorrem devido a bueiros entupidos sem condições de drenar a água.
As caixas coletoras são instaladas no interior dos bueiros agindo como uma peneira, retendo os resíduos e deixando apenas a passagem da água, sendo uma solução definitiva e preventiva, não corretiva como acontece atualmente.

 


Outro benefício, conforme justificativa da indicação é na melhor condição de trabalho dos operadores da limpeza, porque não terão mais contato direto com o lixo ao efetuarem a manutenção dos bueiros, Possibilitando também a geração de renda, pois boa parte dos resíduos recolhidos poderão ser enviados para cooperativas de reciclagem, gerando empregos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.