Vereadores de Divinópolis vão assinar moção de repúdio contra PEC 37

O parecer foi apresentado para promotores do Ministério Público na Câmara Municipal

Após encontro com os promotores Dr. Gilberto Osório, Dr. Carlos Fortes, Dr. Calixto Sousa, Dr. Alessandro Garcia, Dr. Mário José Oliveira e Dra. Meire Sousa, na quinta-feira passada (04), os vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis decidiram que vão assinar uma moção de repúdio contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 37, que conforme os promotores se aprovada pode causar transtornos para a sociedade.
De acordo com o presidente da câmara municipal, Rodyson Kristnamurti (PSDB), ficou determinado no encontro que será feita esta moção de repúdio pelo fato da proposta focar a retirada do poder da investigação por parte do Ministério Público. “Nós acreditamos que a aprovação da PEC seria uma antidemocracia. Vamos fazer uma moção e mandar para o Congresso Nacional para colocar a cidade de Divinópolis, sendo representada pelos senhores vereadores, contra a proposta”, afirmou. 
Antes do encontro com os parlamentares, Dr. Gilberto Osório, esclareceu que ele junto com os demais promotores estavam na Casa Legislativa para mostrar para os vereadores que eles também serão atingidos com a aprovação da proposta, uma vez que até as investigações criminais exclusivamente as policiais e até as comissões do parlamento poderão ficar afetadas. O promotor ressaltou que o próprio apelido da PEC indica o efeito que sua aprovação pode causar no meio social. Para ele, não se pode tirar uma tarefa que tem prestado um papel relevante na punição de poderosos como ocorreu no mensalão e no caso do Juiz Nicolau, porque conforme Osório foi graças à iniciativa de apuração nas investigações nestas duas hipóteses que houve uma condenação.
Rodyson Kristinamurti e os vereadores presentes no plenarinho manifestaram o apoio aos promotores e se comprometeram a dar publicidade na campanha, principalmente, porque Dr. Gilberto Osório, explicou que na próxima terça-feira (09), todas as comarcas do interior realizarão atos públicos para mobilizar toda a sociedade. Neste mesmo dia, na câmara municipal de Divinópolis, os vereadores durante reunião ordinária, manifestarão também o descontentamento em relação à preposição, por meio da leitura da moção de repúdio.
Os vereadores assinarão a moção contra a PEC, da mesma maneira que aconteceu em Uberaba quando por unanimidade os parlamentares a assinaram. Por fim, o promotor Dr. Gilberto Osório afirmou que tem plena convicção que esta lucidez de todos os parlamentares irá contribuir com que essa PEC 37 seja repelida e que o Ministério Público possa continuar prestando seu trabalho eficiente no combate à corrupção e impunidade no Brasil, considerando que o objetivo desta PEC 37 é acabar com o poder de investigação de crimes, realizada pelo Ministério Público e outras instituições.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.