Vereadores vão a SP para conhecer o monotrilho, uma das opções para o trânsito de BH

A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Transporte da Câmara Municipal de Belo Horizonte vai visitar nesta quinta-feira as obras de implantação do monotrilho em São Paulo. O encontro havia sido marcado há duas semanas quando a BHTrans apresentou estudo para melhorar o trânsito no Vetor Sul, mais especificamente na Avenida Nossa Senhora do Carmo. Na pesquisa, o transporte apontado como mais adequado para desafogar o tráfego na região foi o metrô. O monotrilho seria a última opção. Porém, os vereadores e engenheiros discordam. 

“Para nós o preço do monotrilho é bem mais em conta do que o metrô e o prazo de construção é menor. Hoje estamos vivendo um caos no trânsito na região metropolitana e por isso qualquer interversão que tem um tempo menor é sempre bem-vinda. Além disso, o trauma perante a população é menor, pois o monotrilho é construído por pilares que são implantados nas vias que são pré-moldados”, explica o vereador Fábio Caldeira de Castro Silva (PSB).

No estudo, que levou dois anos, a BHTrans fez uma análise criteriosa para cada tipo de transporte, o metrô, o monotrilho, o VLT (veículo leve sobre trilhos), VLP (veículo leve sobre pneus) e o BRT. Foram levados em conta a tecnologia, a adequação urbanística e ambiental, o desempenho e o critério econômico. Para cada um desses itens, foi dada uma pontuação. Nessa plano, o metrô se saiu melhor.

De acordo com o vereador, o objetivo da visita às obras de São Paulo é conhecer melhor o projeto que será implantado. “Vamos conhecer e tirar dúvidas com os técnicos para saber quais vantagens e qual motivo que levou a escolher o monotrilho. Depois vamos fazer uma visita a uma feira que tem um protótipo do transporte”, explica Fábio Caldeira.

Há três projetos para a implantação do monotrilho na Região Metropolitana de Belo Horizonte, segundo o vereador. Um ligaria o centro da cidade ao Aeroporto de Confins, passando pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Cidade Administrativa, outro no Vetor Sul, e ainda um que ligaria as cidades de BH, Contagem e Betim. 

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