sábado, 9 de Junho de 2012 08:30h Carla Mariela

Vladimir Azevedo representará Divinópolis na Rio+20

Durante a inauguração do Parque Ecológico Sebastião Gomes Guimarães conhecido como Parque da Ilha, no dia 05, dia em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) anunciou que ele, juntamente, com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Políticas Urbanas, Pedro Coelho, vão participar do evento chamado Rio+20 representando a cidade de Divinópolis.

 

Esse evento também é denominado Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O objetivo dessa Conferência é a renovação do compromisso político com o meio ambiente.

 


O país já foi sede de uma conferência em 1992, onde chefes de estados, líderes mundiais, oficiais de governo e organizações internacionais se encontraram para se reorientar e traçar um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável. A Conferência de 1992 foi considerada uma das melhores tentativas para mudar o curso do desenvolvimento humano para um modelo igualitário e sustentável, 178 países concordaram em adotar a Agenda 21, um mapa para o desenvolvimento sustentável para o mundo. Esse ano, o Brasil será sede do Rio+20, e o tema escolhido é economia verde.

 

De acordo com o parlamentar Adair Otaviano (PMDB), em pronunciamento na Casa Legislativa, ao abordar a importância do Meio Ambiente, ressaltou que ao celebrar o Rio+20 em 2012, estaremos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para criar novos caminhos para o meio ambiente.

 

Ainda conforme Otaviano, o Brasil receberá a Rio+20, onde líderes mundiais e nações se reencontrarão para desenhar um futuro que faça o desenvolvimento sustentável, uma prática bem sucedida que pode fazer crescer as economias e gerar trabalhos decentes sem pressionar os limites do planeta. “O Brasil tem o quinto maior território do mundo com quase 8,5 milhões de quilômetros quadrado onde vivem mais de 200 milhões de pessoas. Em anos recentes, o Brasil deu grandes passos para resolver problemas como o desmatamento da Mata Amazônia. No Brasil, na China e nos Estados Unidos, a reciclagem em todas as suas formas já emprega 12 milhões de pessoas. O Brasil é também líder na produção sustentável de etanol como combustível de veículos e está se expandindo em outras formas de energia renovável. É fundamental falar de meio ambiente, inclusive a Dilma Rousseff, anunciou um pacotes de medidas para a área ambiental e esperamos que o nosso prefeito através de parcerias com ONGS e Universidades, além da revitalização do Parque da Ilha, anuncie também um pacote de medidas para a área ambiental”, explicou.

 

A cúpula de junho de 2012, chamada de Rio+20, tem o intuito de avaliar o quanto o mundo avançou no caminho mapeado há 20 anos e expor mais metas caso precise. O evento acontecerá provavelmente entre os dias 13 e 22 de junho.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.