Prefeitura castra cães e gatos no bairro Lagoa dos Mandarins.

14 JUN 2021

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), pelo Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), iniciou a esterilização gratuita de caninos e felinos hoje (14/06) no bairro Lagoa dos Mandarins, por meio do castramóvel, que está localizado em frente à unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

 

O programa tem como objetivo controlar a população de animais de rua e evitar a transmissão de doenças e dirige-se à população de baixa renda que vive em áreas periféricas.

 

A equipe do Crevisa trabalhará para atender à demanda local, com aproximadamente 150 machos e fêmeas de cães e gatos acima de seis meses em fila de espera, durante duas semanas ‒ em média 14 operações por dia estão previstas na unidade. No entanto estão acontecendo ausências. “Hoje seis moradores que inscreveram os animais não compareceram à unidade. Pedimos que, uma vez agendado o procedimento, não falte, porque a atitude impede que outros que esperam o serviço sejam atendidos”, destacou Érson Ribeiro, coordenador de Vigilância Ambiental.

 

Depois da esterilização, os animais recebem microchip que contém informação sobre eles. O serviço é importante para acompanhar o animal ‒ caso seja encontrado nas ruas, é possível identificar se foi já castrado e se tem o tutor.

 

O castramóvel conta com equipe formada por veterinário cirurgião e dois agentes de saúde. Os procedimentos cirúrgicos realizam-se no veículo com providências de higiene e proteção estipuladas no protocolo municipal de segurança de Covid-19, tais como distanciamento de 3 metros, higienização com álcool em gel e uso de máscara de proteção respiratória.

 

© 2009-2021. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.