quinta-feira, 11 de Julho de 2019 14:00h Atualizado em 11 de Julho de 2019 às 14:06h. Portal G37

Prefeitura de Divinópolis realiza projeto de capacitação educacional na rede pública.

A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Centro de Referência dos Profissionais da Educação (CRPE), realizou a oficina Letramento Crítico: Leitura Multimodal de Imagens em Gêneros Digitais, no dia 26 de junho. A capacitação foi ministrada pelo Professor Paulo Pinheiro Cruz, da Escola de Design da UEMG e Analista de Comunicação da PUC-Minas, de Belo Horizonte. 

O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a participação de 40 educadores, envolvendo professores e pedagogos participantes do projeto desenvolvido para os alunos do Ensino Fundamental. 

Segundo o professor, as imagens estão e se fazem presentes na cultura mundial. “Podemos observá-las em todo lugar, desde a forma como escolhemos nossas vestimentas pelas estampas, cores ou frases, até a personalização de nossos dispositivos tecnológicos”, explicou.

Paulo Pinheiro também afirma que no espaço público nos deparamos com imagens publicitárias, diferentes modelos de carros, edificações, sinalizações, além de uma variedade de artefatos. “Por serem elementos tão primordiais em nossa cultura, não as compreendemos sem um olhar atento e crítico”, afirmou. 

O objetivo da oficina é estimular a percepção de imagens e como elas se constituem no espaço digital. Além disso, a necessidade de situar os profissionais sobre as possibilidades de trabalho em sala de aula através das mesmas. Para isso, foram realizadas atividades com foco no uso da imagem em atividades pedagógicas em sala de aula usando o celular e as ferramentas disponíveis na internet. 

De acordo com os participantes, essa Oficina possibilitou vislumbrar a tecnologia como aliada ao processo ensino aprendizagem em sala de aula utilizando a imagem como recurso pedagógico, visto que boas partes dos alunos já estão familiarizados com o mundo digital e os professores não podem se eximir de educá-los nesse sentido: não excluindo os novos meios, mas mostrando suas vertentes positivas.

 

Agentes passam por capacitação motivacional

Agentes comunitários de saúde (ACS) e auxiliares de serviços passaram por capacitação. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu a primeira ação motivacional Movi-Mente.

O evento ocorreu em 29 de junho para agentes e auxiliares da Região Nordeste. É voltado a trabalho em equipe, liderança e comunicação e ministrado por enfermeiro e facilitador Welington da Cunha, profissional com formação em coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

O objetivo da Movi-Mente é aumentar autoestima e manter atitudes positivas com ênfase no indivíduo e relação entre empresas, usuários e servidores.

Na sexta-feira (12/7), será feita capacitação de 50 agentes dos bairros Jusa Fonseca, Nova Holanda, Santos Dumont, Nossa Senhora das Graças, Ermida, Djalma Dutra, Buritis, Quilombo, Rancho Alegre e Campina Verde. A ação será realizada entre 7h30 e 17 horas, no Laboratório Central.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.